Cristina Côrtes
De Londrina
Com o objetivo de dar novo ânimo aos produtores de uva da região, começou ontem a 12ª Festa da Uva de Guaravera, que espera comercializar de 60 a 70 toneladas de uva até o dia 23 deste mês. Segundo José Basso, presidente da Associação do Produtores de Uva de Guaravera (Apoguar), dez produtores que estão com pomares em produção estarão participando da festa.
Atualmente Guaravera tem uma área de aproximadamente 50 hectares, que produzem 500 toneladas de uva, segundo Basso. ‘‘Nós já tivemos uma área maior. Muitos produtores erradicaram seus pomares em função de problemas econômicos, mas queremos incentivar uma retomada da cultura na região’’, comenta. Hoje existem entre 60 a 70 produtores, dos quais a metade é associada à Apoguar.
VinhoUma novidade este ano para os produtores é a possibilidade de cultivo de uvas da variedade ‘‘bordeaux’’ , destinadas à produção de vinho. Negociações estão sendo mantidas entre a Vinícola Guaravera, Prefeitura de Londrina, através da Secretaria da Agricultura e Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Apoguar e Emater.
Segundo o diretor de desenvolvimento da Codel, Marcel Haswany, um convênio deve ser firmado em breve para viabilizar a produção de vinho na região. ‘‘A Prefeitura entraria com a doação de um terreno de 60 mil metros ao lado da vinícola, e a indústria se compromete a investir o valor do terreno no incentivo e apoio para os produtores instalaram seus novos pomares’’, explica Marcel. De acordo com a Codel, serão beneficiadas 250 famílias de produtores que receberão apoio e mudas para iniciar o cultivo.
Segundo o secretário municipal da Agricultura, Samir Cury, a vinícola está disposta a trazer diversas variedades de uvas da Itália e Rio Grande do Sul, para multiplicar no viveiro que será instalado. ‘‘Nosso projeto prevê o cultivo de 150 hectares de uvas em três etapas. O cultivo produzirá o suficiente para abastecer a indústria que transformará esta produção em 3 milhões de litros de vinho por ano’’, informa Cury.
Samir informa ainda que o plantio da uva ‘‘bordeuaux’’ já foi iniciado, tendo sido plantados na região aproximadamente 25 hectares. ‘‘Esta é uma variedade de uva rústica, que tem um custo menor de produção, mas vai ser um rendimento seguro para o produtor que terá um comprador certo’’, explica.
A Vinícola Guaravera foi construída com o objetivo de produzir vinho, mas até hoje só engarrafa o produto vindo do Rio Grande do Sul,