O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Antônio Leonel Poloni, que participou da abertura do simpósio sobre Verticalização da Produção Rural Familiar, garantiu que o governo do Estado vai apoiar o desenvolvimento de programas de incentivo à agroindústria familiar.
Na opinião de Poloni, o artesanato rural é a melhor alternativa para a agricultura familiar. Isso porque cerca de 70% dos produtores paranaenses são de pequeno e médio portes e não podem produzir em grande escala. ‘‘Com a produção de grãos ou sem agregar valores aos produtos, esses agricultores ficam inviabilizados, acabam abandonando a atividade e migrando para as cidades, aumentando assim a miséria e a exclusão social’’, argumenta.
A secretaria pretende atuar também na profissionalização do pequeno produtor. Para isso está desenvolvendo programas como o Faxinal da Terra, que busca estimular o produtor à vocação agrícola. Poloni conta que também já foram instaladas 40 escolas profissionalizantes e outras 160 também serão implantadas. Além disso, a Seab está com projeto para a criação de uma agência de fomento. O objetivo é colocar à disposição dos agricultores linhas de crédito para agroindústria familiar e fundo de aval para garantir acesso a financiamentos.(J.S.)

mockup