O papel da AgroValley como Governança do Ecossistema de Inovação do Agronegócio de Londrina e Região se concentra na articulação e integração entre os atores do ecossistema e tem como objetivo central o desenvolvimento do setor, sua sustentabilidade e, é claro, a qualidade de vida da comunidade onde atua.

Considerando que o agronegócio faz parte do ambiente socioeconômico local/regional, o compromisso setorial não se sustenta sem uma adequada inserção nesse ambiente e uma ativa participação nas iniciativas de seu planejamento estratégico.

No caso de Londrina, a recente definição do Masterplan com um horizonte estratégico apontando para o ano de 2040, se apresenta como um desafio e uma oportunidade para a Governança AgroValley contribuir ainda mais para o desenvolvimento local, até mesmo por ter participado ativamente do processo de elaboração desse plano.

A visão de futuro do Masterplan define o grande objetivo de se ter, no horizonte do plano, uma “Londrina inovadora, sustentável e com vida de qualidade”, visão essa detalhada em compromissos com inovação, dinamismo, conectividade, sustentabilidade, saúde, educação, protagonismo e inclusão, detalhes esses todos igualmente pertinentes aos objetivos da AgroValley.

A Governança AgroValley, ao abraçar essa visão, que ajudou a definir, reforça seus próprios compromissos com inovação, sustentabilidade e protagonismo.

Importante destacar que o agro se faz presente de forma direta nos projetos estratégicos definidos pelo plano com menções específicas ao “fortalecimento do agronegócio” e “qualificação da infraestrutura dos distritos e áreas rurais”. Mas, mais importante que esses aspectos específicos, é a contribuição que a governança pode oferecer via seu próprio compromisso com inovação, que depende da articulação com as demais governanças do ecossistema de inovação de Londrina. Esse caráter sistêmico do processo de inovação, bastante destacado no Masterplan, mostra que a implementação do plano é algo que exige a participação de todos e que os benefícios derivados dessa iniciativa vão dinamizar o desenvolvimento de todos os setores de Londrina.

Cabe também às diferentes governanças setoriais e à governança do ecossistema de inovação de Londrina como um todo, conhecer, entender, acompanhar e disseminar as propostas do Masterplan, contribuindo para a eficiente gestão do plano e para suas revisões e adequações periódicas.

Assim, as ações da Governança AgroValley deverão, cada vez mais, se articular com as demais governanças e com o processo de gestão do Masterplan, de forma que a sinergia da cooperação leve Londrina a atingir sua visão de futuro ainda antes do horizonte do plano.

Paulo Sendin, engenheiro agrônomo, membro da Governança AgroValley de Londrina