GIRO
Preços do óleo de
soja e café aumentam
para consumidor
Pressionados pelo dólar, os produtos de origem vegetal voltaram a subir no atacado, passando de 3,26% em agosto para 5,23% em setembro, conforme levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Essa elevação explica em grande parte o aumento da inflação. Entre os alimentos, as altas de destaque ficaram com a soja (12,93%), o café antes de ser processado (24,59%), o trigo (11,28%) e o milho (9,55%). Todos esses itens têm seus preços cotados em dólar no mercado internacional. Agrupados no IPA (Índice de Preços no Atacado), os preços ao produtor subiram 3,84%. Também foi o maior aumento desde fevereiro de 1999, quando ficara em 6,99%. Em agosto, o IPA havia sido de 3,32%.
Chão quente:
Cafezal velho
vira cinzas no PR
Calor de 38 graus, vento, solo super ressecado entre terrões e areia. Terra sem cobertura verde. De raíz para cima, pés de café de mais de 20 anos, improdutivos, são amontoados e queimados. Em poucos minutos o fogo consome toneladas e mais toneladas da ''lenha verde'', que seria disputadíssima na cidade, principalmente pelas padarias - dizem. Nos municípios de Prado Ferreira e Cambé, lavouras de café do sistema tradicional bem que poderiam dar lugar ao café adensado, altamente produtivo. Este era o projeto do agricultor. Mas, diante do bom preço das culturas anuais, principalmente a soja, o dono preferiu retardar a nova lavoura de café e aproveitar os próximos dois ou três anos que acentam com lucro certo para grãos oleaginosos.
Pecuaristas
vão homenagear
o colega Ratinho
A elite da pecuária, reunida no principal leilão de Londrina, o Leilão 10 Marcas, vai homenagear o empresário Carlos Roberto Massa (o Ratinho da televisão). Segundo Moacir Turquino, coordenador do evento, Ratinho é o novo empreendedor do agronegócio e está entrando no setor ''de forma muito profissional''. A homenagem será antes do início do remate, na próxima segunda-feira, às 19h30, no Village, em Cambé. Sobre o leilão veja mais na página 8.
Congresso das
Raças Zebuínas
promete quebar mitos
Até o dia 20 de outubro pecuaristas, técnicos e profissionais interessados em participar do 5º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ainda poderão se inscrever. Há vagas. O número inscritos já se aproxima de 800 e está próximo da capacidade máxima do Centro de Eventos da ABCZ, em Uberaba (MG), onde serão realizados os painéis. O 5º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas qier mostrar mitos que cercam a carne bovina e atualmente são motivo de discussão em todo o mundo.
Evento discutirá
marketing para
carne bovina
Especialistas como Nelson Pineda, diretor da ABCZ, Semíramis Martins Álvares Domene (PUC-Campinas), José Augusto de Aguiar Tadei, Miguel Barbero (Incor, São Paulo) e o médico Adib Jatene, todos de renome internacional, foram convidados para palestrar. Eles abordarão temas como a importância da carne bovina na dieta humana, principalmente na primeira infância.
O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de outubro e também tratará de outros temas como rastreabilidade e marketing na pecuária.





