Giro
Geração de renda e novos negócios
Realiza-se em Londrina no dia 18 de março a palestra Economia Popular Sustentável, que engloborá a importância das micro e pequenas empresas na geração de renda e novos negócios. O assunto será apresentado como tema para projetos e programas de resgate da cidadania através da inclusão social, alicerçadas nos princípios de sustentabilidade econômica, ambiental e social. Os organizadores também pretendem demonstrar como os projetos direcionados à economia popular sustentável podem garantir a redução das desigualdades sociais, com melhoria na distribuição da renda e elevação nos padrões de qualidade de vida. O evento será no Auditório da Adetec (Av. Santos Dumont, 505, 2º Andar), a partir das 19h30, com inscrições gratuitas. É preciso confirmar presença até o dia 13 de março com Hosana ou Rosi Sabino pelo e-mail [email protected] ou telefone (43) 324-3212.
Missão européia inspeciona agroindústrias
Uma missão de técnicos e veterinários da União Européia (UE) inspecionará, até o dia 13 de março, agroindústrias de suínos e laboratórios oficiais e credenciados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As empresas localizam-se nos municípios de Concórdia, Seara, Chapecó, Herval do Oeste, Videira, Itajaí, Água Doce e Abelardo Luz, em Santa Catarina. No dia 14 de março, haverá uma reunião final na Delegacia Federal de Agricultura de Santa Catarina, em Florianópolis, para avaliação dos trabalhos. O Estado é o maior produtor e exportador de carne suína do País. Sem contar com a venda para a UE, a previsão é aumentar 40% as exportações para 2002, chegando à comercialização de 300 mil toneladas de carne/ano, o equivalente a US$ 330 milhões.
Qualidade para sementes e grãos
Um convênio de cooperação científica entre o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e universidades da Polônia resulta em avanços na tecnologia de classificação, armazenagem e controle de qualidade de grãos e sementes de cereais de inverno. Durante a semana, três professores poloneses estiveram no Paraná participando de seminários para definir as prioridades do programa de cooperação. A Polônia conta com instituições que desenvolvem pesquisas nas áreas de fitopatologia, melhoramento genético de plantas, colheita e pós-colheita de grãos, áreas de grande interesse para o Iapar. Os pesquisadores poloneses, por sua vez, estão interessados em aprender com o Paraná no campo de adoção e difusão de tecnologia.
Embrapa lança livro sobre a cultura do arroz
A Embrapa está lançando o livro Arroz: o produtor pergunta, a Embrapa responde, uma contribuição para um melhor entendimento dos fatores envolvidos na produtividade do arroz no Brasil. O livro reúne informações básicas e principais dúvidas de agricultores e técnicos quanto à implantação e à condução de uma lavoura de arroz. Com o objetivo de facilitar a consulta, o livro foi organizado na forma de perguntas e respostas, obedecendo a uma sequência lógica do sistema de cultivo. As 500 perguntas e respectivas respostas trazem informações sobre clima, preparo do solo, calagem e adubação, cultivares, sistemas de plantio, plantio direto, irrigação, doenças, insetos e pragas, plantas daninhas, colheita, semente, secagem, beneficiamento e armazenagem. O livro, com 232 páginas, custa R$ 18,00 e está à venda na Livraria Virtual da Embrapa (www.sct.embrapa.br) ou pelo telefone (61) 448-4236.
Para comentários e sugestões ligue (43) 374-2118, 374-2125 ou 374-2131. E-mails devem ser enviados para [email protected]





