A chegada de uma massa de ar polar no início da semana provocou quedas bruscas de temperatura, com formação de geadas no Centro e Sul do Paraná, causando prejuízos às hortaliças desprotegidas. A falta de chuvas também reduziu drasticamente as reservas hídricas dos solos. As informações são dos pesquisadores Paulo Caramori e Rogério Faria, do setor de agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
  De acordo com o relatório semanal do Iapar, as perdas por evapotranspiração foram maiores na região Norte, situando-se entre 3 e 4 milímetros (mm) de água por dia. Nas demais regiões, as perdas variaram entre 2 e 3,5 mm diários. Não chove em todo o Paraná há pelo menos nove dias e a faixa à Leste da linha que une Londrina a União da Vitória, com exceção da Serra do Mar e Litoral, não registra precipitações entre 20 e 30 dias, informam os pesquisadores.
  Segundo eles, a água disponível do solo encontra-se abaixo de 50% da capacidade máxima nas regiões Norte e Central e em partes do Oeste, Sul e Região Metropolitana de Curitiba. Na faixa compreendida entre Londrina, Cambará, Guarapuava e Ponta Grossa, o déficit hídrico acumulado já é de até 70 mm.
  Caramori e Faria afirmam que a seca provoca o aumento de material vegetal com alto poder de combustão e expõe as áreas mais críticas ao risco elevado de incêndios. A falta de chuvas também já prejudica as culturas do milho safrinha em fase de crescimento e o trigo em fase de estabelecimento, além de retardar a semeadura do trigo nas regiões indicadas pelo zoneamento agrícola. No entanto, ressaltam os pesquisadores, os dias ensolarados favorecem as operações de colheita e a maturação do café.


Serviço:

Para obter informações diárias sobre temperatura e precipitação acesse o site do Iapar: www.iapar.br. Neste endereço também é possível encontrar as previsões semanais e mensais de todo o Paraná, além das recomendações do Zoneamento Agrícola do Estado.

mockup