A SRP (Sociedade Rural do Paraná) anunciou nesta quarta-feira (19) mudanças no Fórum do Agronegócio. A quarta edição do evento, está marcada para 18 de setembro, no Parque Governador Ney Braga. É a primeira vez que o fórum, que fazia parte da programação técnica da ExpoLondrina (Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina) terá uma data exclusiva.

De acordo com a SRP, a mudança ocorre em função da relevância do encontro, que enaltece as discussões sobre as narrativas sustentáveis do agronegócio em nível nacional e internacional. A curadoria do evento é de MMarchiori. As inscrições podem ser feitas pelo site www.forumdoagronegocio.com.

Entre as premissas do encontro está integrar a cadeia produtiva, envolvendo instituições acadêmicas e de pesquisa, governo, empresas, entidades e associações, para debater e apresentar soluções ao setor por meio de diálogos entre os presentes.



LEIA TAMBÉM:
Abertas as inscrições para o prêmio Café Qualidade Paraná 2023

Para a Sociedade Rural do Paraná, o tema Produzir e Conservar possibilita ao Brasil ser exemplo em segurança alimentar global, uma vez que utiliza somente 30,2% de suas terras para pastagens nativas, plantadas e lavouras, e 66,3% do seu território ainda se encontra como área destinada a vegetação protegida e preservada, segundo dados da Embrapa.

“O tema é bastante atual e vem ao encontro da expectativa do mundo em relação ao Brasil, que nos últimos 40 anos vem inovando e desenvolvendo agricultura adaptada aos trópicos, tecnologias aplicadas com incremento de produtividade e intensificação sustentável da produção. Hoje, o País é fundamental ator no mercado internacional, podendo ampliar sua liderança global”, enfatiza o presidente da SRP, Marcelo Janene El-Kadre.

Programação

O evento terá início com a Conferência Magna “O Brasil e sua liderança mundial: perspectivas e desafios”, proferida pelo renomado cientista Dr. Rattan Lal, que tem se dedicado ao longo dos anos à pesquisa voltada para a preservação da saúde do solo e à defesa da ideia de 'produzir mais com menos', aumentando a produção de alimentos utilizando menos recursos. No currículo, Lal também se destaca como Prêmio Nobel da Paz (2007), Prêmio Mundial da Alimentação (2020), embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e referência na área da agricultura regenerativa. Ele reside em Ohio (EUA), onde atua como professor universitário e diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono na Ohio State University (OSU).

A programação ainda contemplará as mesas redondas “Alimentos, fibras e energias renováveis: a integração das cadeias produtivas, a demanda por investimentos e as práticas sustentáveis”, “Resiliência dos sistemas alimentares: fortalecer do local para o global” e “Futuro alimentar sustentável: o Brasil e a produção de alimentos frente ao mundo”; e a palestra final “O futuro sustentável do agronegócio e as cadeias produtivas”.

Importantes nomes do cenário agro nacional também já estão confirmados para o 4º Fórum do Agronegócio. São eles: Carlos Fávaro (ministro da Agricultura e Pecuária), Gabriel Garcia Cid (presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ); Luiz Carlos Corrêa Carvalho (presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – Abag), Sérgio Bortolozzo (presidente da Sociedade Rural Brasileira – SRB), Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, presidente da Embrapa), Thais Maria Ferreira Fonseca (diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros – Esalq-USP), Norberto Ortigara (secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), Bruno Lucchi (diretor CNA), Daniel Balaban (diretor do Centro de Excelência contra a Fome e representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil), Eduardo Brito Bastos (presidente da My Carbon), Guilherme Soria Bastos (coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio FGV), João Dornellas (presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA), Marcelo Janene El-Kadre (presidente da Sociedade Rural do Paraná – SRP), Bruno Brasil (diretor de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento – MAPA), Jacyr Costa Filho (presidente do Conselho Agronegócio COSAG-FIESP), José Roberto Ricken (presidente do Sistema Ocepar), Rafael Zavala (representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO), Roberta Meneghel (presidente da SL Alimentos) e Alexandre Mendonça de Barros (Engenheiro agrônomo e economista).

Também estão confirmados para moderar as discussões os jornalistas Bruno Blecher (articulista do Poder 360 e sócio do Fato Relevante), Fernando Lopes (editor do InfoMoney), Cassiano Ribeiro (editor do Globo Rural) e Vera Ondei (editora da Forbes Agro).

Últimas edições

A história do Fórum do Agronegócio começou a ser escrita em 2016, quando foi realizado dentro da ExpoLondrina o 1º Encontro de Comunicação e Sustentabilidade no Agronegócio, reunindo cerca de 300 participantes entre gestores e diretores de Comunicação de entidades, instituições e empresas do setor.

A relevância desta iniciativa inspirou a realização do Fórum do Agronegócio nos anos consecutivos, com o desafio de avançar na discussão do setor agro como uma cadeia integrada, que possui diferentes vozes e atuações, mas têm o objetivo comum de produzir de forma sustentável.

Já em 2017, a primeira edição debateu o tema “O desafio de alimentar o mundo”. Em 2018, o evento abordou “O protagonismo do agro brasileiro no mundo”. Para sua terceira edição, em 2019, antes da pandemia, o tema escolhido foi “Quais os caminhos a serem percorridos pelo Agro Brasileiro?”.

Serviço

Fórum do Agronegócio

Data: 18 de setembro

Horário da abertura: 10h15 (Receptivo a partir das 9h30)

Local: Pavilhão Internacional – Parque Governador Ney Braga (Avenida Tiradentes, 6275 – Londrina, Paraná).

Inscrições: www.forumdoagronegocio.com