|
  • Bitcoin 149.659
  • Dólar 4,9314
  • Euro 5,2155
Londrina

Folha Rural

m de leitura Atualizado em 30/04/2022, 07:37

FOLHA RURAL - Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios

De 5 a 15 de maio, evento vai mostrar um agro cada vez mais conectado com as novas tecnologias

PUBLICAÇÃO
sábado, 30 de abril de 2022

LUCAS CATANHO Especial para a FOLHA
AUTOR autor do artigo

Foto: Arquivo SRM
menu flutuante

Considerada um dos principais eventos do gênero no País, a Expoingá volta a ser realizada após dois anos, com a proposta de mostrar um agro cada vez mais conectado com as novas tecnologias do mundo digital. Com a participação de aproximadamente mil expositores da indústria, comércio, serviços, gastronomia, entretenimento e lazer, a diversidade da feira mais uma vez está garantida, trazendo para o público algumas novidades.

Na pecuária, raças novas serão difundidas, dando oportunidade a criadores de trocar experiências e conhecer o que há de melhor na mais alta genética no país. Além da exposição de bovinos, equinos, ovinos e caprinos, diversos julgamentos e leilões serão realizados.

O entretenimento, por sua vez, estará garantido com oito noites de shows com artistas do circuito nacional, rodeio, baladas, o palco cultural (onde dezenas de artistas regionais vão se apresentar), além de parque de diversão, exposição de pequenos animais, entre outras atrações.

Um dos destaques é o Agromuseu (Museu Agrícola e Pecuário), um projeto da Sociedade Rural de Maringá lançado na Expoingá 2019 e que se tornará permanente no Parque de Exposições. 

Trata-se de um museu a céu aberto, inspirado em museus similares existentes no mundo, especialmente no Canadá, reunindo exposições de arte, ciência, história, antropologia, plantas e animais vivos, considerado o único em estilo e tamanho na América Latina.

Ao todo, serão 11 dias de programação da Expoingá, envolvendo cerca de 10 mil trabalhadores, entre empregos diretos e indiretos gerados na realização da feira, que será realizada de 5 a 15 de maio.

Para a edição de número 48, sendo a 25ª internacional, a diretoria da SRM (Sociedade Rural de Maringá), organizadora do evento, é de uma grande movimentação no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A organização não divulgou expectativa de público.

A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, considera que o agronegócio brasileiro vive hoje um momento sem precedentes, batendo recordes de produtividade graças ao uso das avançadas tecnologias disponibilizadas no mercado.

“Conectado com a inovação, o campo contempla hoje um manejo responsável dos recursos econômicos, ambientais e sociais. É objetivo da Expoingá mostrar às pessoas o quanto esse segmento se transformou nas últimas décadas no Brasil”, destaca.

Ela ainda acrescenta a importância da feira no fomento ao agronegócio, uma vez que difunde novos conhecimentos, promove integração entre os setores e estimula a inovação.

PROGRAMAÇÃO

No contexto do conhecimento, a Expoingá é um campo aberto para apresentação e debates sobre o que há de mais moderno em ciência, tecnologia e produtos voltados ao campo. 

Com extensa programação técnica, a feira contará, durante 11 dias, com a presença de dezenas de especialistas para abordar temas importantes para o agro. Entre os assuntos, figuram desde os modais de exportação do Porto de Paranaguá, compartilhamento de energia, novos processos produtivos e turismo rural.

Fórum sobre integração lavoura-pecuária será realizado no dia 11 de maio Fórum sobre integração lavoura-pecuária será realizado no dia 11 de maio
Fórum sobre integração lavoura-pecuária será realizado no dia 11 de maio |  Foto: Arquivo SRM
 

Entre os eventos, figuram o 3º Fórum Brasileiro Integração Lavoura-Pecuária, que será realizado no dia 11 de maio, a partir das 13h. Outro destaque é o 4º Encontro de Mulheres que fazem a diferença no agronegócio brasileiro, dia 12 de maio, no mesmo horário.

A participação nos eventos da Expoingá é gratuita. Para se inscrever, basta acessar os links disponibilizados nas redes sociais do evento.

Shows diversificados e rodeios 

integram a programação cultural

Ao todo, serão oito noites de programação musical e duas de rodeios para atender aos mais variados gostos do público.

Entre os grandes nomes do sertanejo que vão subir ao palco, estão aqueles que reúnem os maiores públicos no Brasil na atualidade: Zé Neto e Cristiano, Israel e Rodolffo, Fernando e Sorocaba, Maiara e Maraisa, Gusttavo Lima e Luan Santana, donos das maiores audiências nas plataformas de músicas digitais. 

A programação é eclética e inclui também pagode, funk, eletrônico e a pisadinha, estilo musical que caiu no gosto popular brasileiro nos últimos três anos. Para trazer ao palco da Expoingá essa variação do forró, os representantes máximos desse ritmo na atualidade, Os Barões da Pisadinha, agendados para quarta-feira, 11 de maio.

Outra novidade é que, em algumas noites, a atração será dupla. Ou seja, com um ingresso apenas, as pessoas assistem a dois shows (leia a programação completa no quadro).

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA RURAL - Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios Imagem ilustrativa da imagem FOLHA RURAL - Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios
|  Foto: Arquivo SRM
 

GRATUITOS

Seguindo a tradição, a Expoingá 2022 terá também duas noites de shows solidários, quando o público é convidado a fazer doações de material de higiene pessoal, alimentos ou agasalhos em troca dos ingressos.

Uma dessas apresentações será com o padre Reginaldo Manzotti, marcando a abertura da feira, no dia 5 de maio. Trata-se de uma parceria entre a Sociedade Rural de Maringá (SRM) e a Arquidiocese de Maringá. 

O segundo show solidário será no dia 9 de maio, feriado antecipado em comemoração aos 75 anos de Maringá, numa parceria entre a SRM e a prefeitura. A atração nesse dia é o cantor Luan Santana. 

RODEIO

O Rodeio da Expoingá fecha a programação cultural no último sábado e domingo da feira, dias 14 e 15. Os melhores animais e peões do Brasil estarão na pista nessas duas noites para garantir todas as emoções àqueles que gostam de uma boa montaria em touro.

Segundo o organizador Alexandre Bolfer, o rodeio vai manter a sua forma tradicional, com uma bela cerimônia de abertura, incluindo aí algumas novidades para o público, seguida da apresentação dos peões.

“Como todos os anos, selecionamos peões e animais de alto nível. Este ano, com a competição acontecendo em dois dias, temos a certeza que o nível das disputas, nos oito segundos em que o peão deve permanecer em cima do animal, será ainda mais elevado”, destaca. 

INGRESSOS

A compra de ingressos para os shows e os rodeios da Expoingá 2022 pode ser feita pela plataforma www.uautickets.com/. 

E também nos seguintes pontos de venda físicos de Maringá: Sociedade Rural (Parque Internacional de Exposições); Posto Dubai (av. Dr. Alexandre Rasgulaeff, 4.501); Posto Canadá (av. Mandacaru, 1.180); Posto Londres (av. Kakogawa, 2.161); Casa Ajita Centro (av. Brasil, 3.615); Casas Ajita Shopping Mandacaru (av. Mandacaru, 1.180) e Casas Ajita Shopping Cidade (av. Tuiuti, 710).

TROCA

A Sociedade Rural de Maringá informa que as pessoas que compraram ingressos para os shows que ocorreriam na Expoingá 2020 (adiada devido à pandemia) poderão trocá-los pelo show correspondente do mesmo artista. A única exceção é do artista Felipe Araújo, substituído pelos Barões da Pisadinha.

A troca de ingressos deve ser feita na sede da Sociedade Rural de Maringá (Parque Internacional de Exposições), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h30 às 12h.

SERVIÇO

Para mais informações sobre o evento, acesse: expoinga.com.br.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1