Uma das médicas veterinárias do Instituto Emater atuante no Fomento Mulher é Roberta Garbelini Gomes Zanin . Ela explica que atende aproximadamente 50 produtoras no Eli Vive e, além dos projetos de bovinocultura de leite, também atua com bovinos de corte, avicultura e suínos.

Para ela, o maior desafio sem dúvida é a questão financeira para iniciar a criação fazendo um planejamento forrageiro eficiente, ou seja, o foco na alimentação dos animais. A veterinária explica que junto com a compra dos animais está associada no projeto a compra de semente para a produção de forragem, horas máquinas para trabalhar na terra e produzir um alimento melhor, adubo e também materiais para confecção da cerca. “Assim divide-se a propriedade em vários pequenos piquetes e os animais circulam neles ao longo dos dias para sempre ter forragem.”

Outro ponto importante citado por Zanin foram as reuniões com as produtoras para ensiná-las parâmetros zootécnicos na aquisição dos animais para a produção, padrões raciais, entre outras características. “Elas foram orientadas a comprar animais somente com atestados negativos para brucelose e tuberculose, zoonoses que podem afetar quem está consumindo o leite e também os animais.”