Final de Rodeio será em Londrina
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de abril de 2000
Cláudia Barberato
De Londrina
Londrina vai sediar pela primeira vez a etapa final do Campeonato Nacional de Rodeio Completo. As competições começam hoje e vão até domingo, no Parque Governador Ney Braga, como parte da programação da 40ª Exposição Agropecuária e Industrial.
Dos 1.200 competidores que participaram das etapas anteriores, apenas 90 foram classificados para a final, nas modalidades: montaria em touro, montaria em cavalo-cutiano, montaria em cavalo-bareback, montaria em cavalo-sela-americana, laço-de-bezerro, laço em dupla, bulldogging e três tambores.
Algumas provas ressuscitam velhas disputas e prometem um show à parte como a briga entre o campeão mundial Adriano Morais e o atual líder no ranking de touros, Rinaldo Formiguinha da Silva, ou ainda o duelo no bareback entre Eduardo Ringo Mello (1º no ranking) e João Henrique (3º).
MulheresA única prova aberta às mulheres será a de três tambores, mostra ao mesmo tempo charme, beleza e muita garra. Simone Zamora, campeã de 97 e 98; Keyla Polisello, campeã em 96 e Aline Lima (filha do cantor Chitãozinho) que está em 9º lugar, prometem grandes performances.
Além do prazer de vencer na arena, os competidores têm um impulso especial: a premiação. Serão nove camionetes zero km, nove fivelas exclusivas da Federação Nacional de Rodeio Completo, nove selas da Quarto-de-Milha, R$200 mil reais para os classificados, US$ 3,5 mil do prêmio CMT Cowboy Completo.
DisputaO Rodeio Completo já somou nove etapas. De maio a novembro, cerca de 1.200 competidores enfrentaram uma disputa acirrada por prêmios em dinheiro e pontos para o ranking, para ficar entre os finalistas e disputar os títulos do campeonato na grande final, no domingo, dia 9.
Noventa competidores mais rápidos e mais duros na queda garantiram suas vagas, nas modalidades de montaria em touro (15), montaria em cavalo-cutiano (15), montaria em cavalo-bareback (5), montaria em cavalo-sela americana (5), laço de bezerro (10), laço em dupla (10), bulldogging (10) e três tambores (10).
A final terá quatro go-rounds (um por dia). Cada dia de competição distribuirá premiação em dinheiro mais pontos para o ranking do primeiro ao décimo colocado, que serão somados às pontuações parciais. No final, quem tiver o maior número de pontos faturará o título mais importante e cobiçado, do segmento, além da premiação.
Inspirado na lida da fazenda, o rodeio completo é uma versão hardcore dos esportes equestres, em que o competidor tem que domar, laçar, cavalgar, numa luta alucinada contra o cronômetro e contra seus limites.
VersatilidadeComo se não bastasse dominar uma daquelas habilidades, alguns competidores mostram total versatilidade, concorrendo em mais de uma modalidade. É o caso de Osvaldo Pacheco, em quarto lugar, em sela americana e bareback; Lincon Figueiredo, em terceiro lugar em laço em dupla e no laço de bezerro; e Marinaldo Pegos, em sétimo lugar no bulldogging e em quinto no bareback.
Tentar equilibrar-se por oito segundos em cima de um animal indomado que pesa entre 800 kg e 1 tonelada; parar um boi em movimento com o laço e no braço ou galopar entre obstáculos é uma explosão de adrenalina a cada segundo.