Fapa difunde tecnologia
Diferente de outras cooperativas, a Agrária possui um centro de pesquisa próprio, a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), que presta assistência técnica a cerca de 350 produtores. Segundo o diretor técnico da fundação, Celso Wobeto, as propriedades ligadas à cooperativa têm em média 250 hectares e produzem dois terços de soja para um terço de milho no verão e aveia, cevada e trigo no inverno, conforme o sistema de rotação de culturas.
As parcerias da Fapa com outras empresas de pesquisa, como a Embrapa e a Fundação Pró-Sementes, incrementaram a produtividade média das lavouras, que cresceu 50% ao longos dos últimos cinco anos. De acordo com Wobeto, os produtores são bastante fiéis à cooperativa, ''que sempre busca oferecer o melhor negócio para o cooperado, seja no fornecimento de insumos ou na compra da produção''.
A área total cultivada pela Agrária é de 105 mil hectares (ha), sendo 72 mil ha dividos entre soja e milho, 26 mil ha destinados à cevada, 24 mil ha ao trigo, 3 mil ha a aveia branca e 36 mil ha para aveia preta. ''O restante da área são pastagens, arrendamentos e áreas de pousio'', afirma Wobeto. Ele calcula que o crescimento anual da área produtiva gira em torno de 2%, enquanto o número de cooperados cresce 5% ao ano.
Além da produção de grãos, os associados se dedicam à criação de suínos e à floricultura, que movimenta 14 cooperados em uma área de estufa de 80 mil metros quadrados. Além da maltaria e do moinho de trigo, a cooperativa conta com uma fábrica de rações e outra de óleo de soja degomado vendido para indústrias de tinta, sabão e refinarias e farelo de soja. ''Estrategicamente a cevada tem sido o produto mais importante'', conclui Wobeto. (M.G.)





