Falta de brincos prejudica
As novas regras para o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) podem comprometer as exportações brasileiras, já que o período mínimo de registro da carne bovina no Sisbov subiu para 90 dias.
Segundo o presidente do Fórum Nacional de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, sem mudança nas regras do Sisbov, faltará boi para atender à demanda para exportação. ''Não vai ter boi para abate'', disse.
A falta de brincos também preocupa os pecuaristas. As novas regras exigem que o boi rastreado tenha uma segunda identificação, que pode ser representada por button, tatuagem ou dispositivo eletrônico na orelha esquerda ou marca a ferro na coxa traseira. Isto eleva de forma significativa a demanda pelos marcadores. A solução, segundo Nogueira, seria manter as regras de rastreabilidade somente para a União Européia.
Exportações Apesar do problema com o Sisbov, a CNA estima que as exportações de carne bovina somem 1,5 milhão de toneladas e US$ 1,8 bilhão em receita, se forem mantidas as condições atuais de mercado. ''É certo que teremos um aumento entre 15% e 20% no volume exportado. As receitas de exportação devem crescer ainda mais, devido à recuperação do preço pago pela carne bovina brasileira'', analisou Nogueira.





