Da Redação
O plantio de plantas medicinais tem sido uma alternativa de renda para os moradores da Vila Rural Paraíso, em Jandaia do Sul, Norte do Paraná. Oito famílias estão produzindo plantas, no sistema de cultivo orgânico, para fabricação de remédios. A produção será adquirida pela indústria Vitalis Herba, de Apucarana, que já tem cultivo próprio e agora está recorrendo à parceria com os moradores da vila para expandir a linha de produção.
A empresa fornece plantas medicinais para fabricação de remédios para a indústria farmacêutica, farmácias de manipulação, casas de produtos naturais e atacadistas do Paraná e Santa Catarina. A Emater-Paraná, vinculada à Secretaria de Agricultura, orienta as famílias no cultivo, colheita e desidratação das plantas.
ParceriaO proprietário da Vitalis Herba, Mateus José Falleiros da Silva, está apostando na parceria com os pequenos produtores, para elevar a produção da empresa. ‘‘É preciso aumentar a produção, mas sem descuidar da qualidade artesanal das ervas. Por esta razão, me interessei em trabalhar com a vila rural, que tem mão-de-obra disponível e qualificada para o trabalho manual que permite atingir o padrão de qualidade exigido pelo mercado’’, diz.
Falleiros conta principalmente com a mão-de-obra feminina das vilas rurais. ‘‘As mulheres são as trabalhadoras ideais para este tipo de serviço’’, afirma. O empresário está mantendo contato com moradores de outras 12 vilas, para ampliar a produção. Por enquanto, os agricultores estão visitando o campo experimental de produção da empresa, em Apucarana. Em seguida, as famílias decidem se vão participar do projeto e iniciam o treinamento.Parceria é desenvolvida com empresa de Apucarana, que garante o recebimento de toda a produção
Rildo e Nilzete Fermiano, moradores da Vila Rural Paraíso, estão produzindo plantas medicinais, no sistema de cultivo orgânico, para fabricação de remédiosAlternativaRildo Fermiano desidrata as plantas medicinais produzidas no sistema de cultivo orgânico, que serão usadas para a fabricação de remédios