O diretor da Sociedade Rural de Maringá, Elói Michels, coordenador da 27ª Exposição Agropecuária e Industrial (Expoingá-99), aberta quinta-feira, 6/5, salienta a ampla abrangência das palestras, como meio de aumentar o interesse da comunidade local e da região pelas atividades agropecuárias e promover sua interação com ela.
Segundo essa estratégia, participam da Expoingá-99 entidades como Sociedade Médica, Sebrae, e outras cujos interesses encontram correspondência em mais de 40 palestras técnicas, ‘‘não só na área de pecuária, mas para o pequeno empresário, para o empreendedor. Nós nos preocupamos com todos esses setores’’, diz o coordenador. A Expoingá é um encontro dos meios produtivos, de todos os segmentos. Ele acha que esse é o futuro das feiras agropecuárias. ‘‘Por isso - destaca - estamos tendo a pretensão de evoluir com os eventos, de modo que eles se tornem grandes, mas que o público visitante seja uma consequência da qualidade do produto.’’
ParticipaçãoLembrando o papel social da agropecuária, Michels diz que muitos pecuaristas de Maringá, por exemplo, têm fazendas no Mato grosso do Sul, Mato Grosso e outras regiões do País, onde geram empregos como fazem aqui. Trazendo-os para dentro do evento, Michels espera que as mostras contribuam também para que os lavradores e pecuaristas sejam mais produtivos, tenham participação eficaz dentro da comunidade, em geração de empregos, geração de rendas.
A Expoingá funciona em dois sentidos, na opinião de Michels: difusão de tecnologias, para que mais gente tenha conhecimento delas, e atração, trazendo para dentro da feira um maior número de pessoas, para divulgar melhor os produtos ali expostos.
EvoluçãoO objetivo técnico da mostra é acompanhar o que tem sido feito de melhor como Feira, no País, para também a Expoingá evoluir. Neste ano, Maringá traz o Circuito Nacional do Leite - oportunidade de evolução do setor. Interessado em agregar maios informações à exposição maringaense, Michels não vê problema em copiar o que Londrina fez,‘‘para que a gente consiga evoluir’’.
O leite é um segmento de grande envolvimento popular, em função do consumo. ‘‘Estamos oferecendo aos produtores de leite um envolvimento considerável’’. A Sociedade Rural de Maringá financia a vinda do Circuito Nacional do Leite, até para que a mídia tenha interesse maior na exposição no geral. ‘‘Se a mídia se interessa pelo torneio leiteiro, temos uma divulgação maior do evento e da pecuária na sua totalidade’’, destaca o coordenador.
Fortalecimento da pecuária Para que a pecuária tenha maior participação na feira, a Rural está dando algum subsídio, como até pagando o frete de nelore, raça predominante na região. A presença do nelore tem sido um problema em Maringá, e ‘‘até certo ponto’’ foi problema também em Londrina. Como essa raça é a base da pecuária norte-paranaense (‘‘a nelore normalmente é a vaca que vai oferecer o ventre para os cruzamentos da pecuária nacional’’), a Rural de Maringá procura facilitar os criadores a trazerem animais para a Expoingá, além de fomentar a produção do leite pelo exemplo que dará o Circuito Nacional. Este ano, em período fora da Expoingá, será realizada naquela cidade a Exposição Nacional do Simental. Esta raça, a segunda mais importante na região, tem um forte núcleo regional em Maringá (veja em outro local desta edição).
Para mudar a situação em favor da pecuária de Maringá, a Sociedade Rural atua em duas frentes: 1 - procurando ver qual o problema do produtor ou de sua raça; 2 - subsidiando, baixando comissão, pagando frete, pagando juiz, dando alimentação para os peões, atraindo mais os pecuaristas ‘‘para que eles se sintam em casa, para que sejam, também, um veículo de comunicação do bom resultado da nossa Feira’’, acrescenta Elói Michels.
Ressalvando que ‘‘a questão técnica da pecuária é com os técnicos’’, Michels reitera que, na Expoingá, sua preocupação é com a atração popular ‘‘e nesse sentido nós temos que cuidar dela como se cuida de um bebê; nós temos que lhe dar todo amparo e temos que tratar muito bem, para que ela se fortaleça e cresça com saúde, porque senão não teremos pecuária dentro das feiras agropecuárias dentro de alguns anos.’’

mockup