A Expoingá 2001 já é também a maior feira comercial realizada na cidade em número de expositores. Mais de 450 empresas, a grande maioria ligada à agropecuária, participa da mostra deste ano apostando em bons resultados.
No ano passado a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), fez uma pesquisa sobre o perfil das empresas que participavam da Expoingá. O estudo, publicado na revista da Anup em janeiro último, mostra que os expositores acreditam primeiro na divulgação da marca ou produto durante a feira. Os empresários disseram ainda que esperam o aumento das vendas a médio prazo e não apenas nos negócios fechados durante o evento. A associação detectou que a presença de concorrentes, a tradição da Expoingá e o custo de participação pesam na hora de optar pela mostra.
O reflexo desta participação, explica o diretor da Módulo Eventos, Elói Michels, um dos organizadores da feira, é a geracão de 800 empregos diretos e mais de 10 mil indiretos. ‘‘A Expoingá é a nossa grande vitrine’’, afirma. Ele lembra que uma estrutura desta proporção precisa de segurança. São mais de 300 homens contratados pela organização e centenas de policiais civis e militares envolvidos no evento.
A Polícia Civil vai montar uma delegacia dentro do parque, para atender as pequenas ocorrências. Michels lembra, no entanto, que nos últimos três anos, nenhum problema grave aconteceu no local; segundo ele, graças a iniciativa de impedir a comercialização de bebidas destiladas dentro do parque. ‘‘Este ano recusamos até um fabricante de vinho, expositor tradicional, mas que infelizmente ficou de fora da feira’’, conta. (M.Z.)

mockup