O uso racional de fertilizantes em tempos de crise será o tema central de um painel que a Embrapa Soja irá promover no dia 6
O uso racional de fertilizantes em tempos de crise será o tema central de um painel que a Embrapa Soja irá promover no dia 6 | Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

A Embrapa Soja participa da 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expo Londrina 2022), que começou no dia 1º e se estenderá até 10 de abril, no Parque de Exposições NeyBraga, em Londrina. A Embrapa soja vai debater o uso racional de fertilizantes, realizando três sobre práticas sustentáveis para sojicultura, além de apresentar informações sobre a coleção de 55 mil tipos de soja conservados no banco de germoplasma da Embrapa e os diferentes usos dessa oleaginosa. Outro destaque será a participação da Embrapa no Hackathon Smart Agro 2022.

“A Embrapa Soja tradicionalmente participa da ExpoLondrina – por sua relevância para o Paraná - fomentando debates para os sistemas de produção em que a soja está inserida”, ressalta o chefe-geral da Embrapa Soja Alexandre Nepomuceno. “Também procuramos fortalecer nossas parcerias para que as ações de transferência de tecnologias que impactam o agronegócio,sejam adotadas de forma mais rápida pelos agricultores, a exemplo do trabalho desenvolvido em conjunto com o Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR (IDR-PR), cujos resultados serão demonstrados na Via Rural (Fazendinha). Além disso, procuramos apoiar diferentes ações promovidas pela Sociedade Rural do Paraná, estimulando a participação dos nossos pesquisadores como mentores do Hackathon Smart Agro, entre outras ações conjuntas”, destaca.

Racionalização de fertilizantes

O uso racional de fertilizantes em tempos de crise será o tema central de um painel que a Embrapa Soja irá promover no dia 6 de abril, às 16h, no pavilhão SmartAgro. Só para citar um exemplo, quase 100% do potássio, um dos principais nutrientes utilizados para produzir soja, é importado pelo Brasil. Essa dependência externa impacta diretamente na produção de soja, uma vez que para cada tonelada de soja produzida são exportados ao redor de 18 kg de potássio. O debate tem gerado muitas discussões, especialmente, pela crise provocada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, que são exportadores de fertilizantes.

Com o terceiro maior Banco de sementes de soja do mundo, Embrapa de Londrina fará demonstração da coleção de 55 mil tipos de sementes de soja armazenadas no Banco Ativo de Germoplasma (BAG Soja)
Com o terceiro maior Banco de sementes de soja do mundo, Embrapa de Londrina fará demonstração da coleção de 55 mil tipos de sementes de soja armazenadas no Banco Ativo de Germoplasma (BAG Soja) | Foto: Ricardo Chicarelli/Arquivo Folha

Oficinas na Via Rural

A Embrapa Soja, em parceria com o IDR-PR, irá demonstrar tecnologias para as culturas do girassol, feijão, braquiária, plantas de cobertura na Via Rural – Fazendinha. Na Fazendinha também serão promovidas três oficinas técnicas, dirigida a produtores e assistência técnica. A primeira oficina terá como tema o Manejo Integrado de Doenças – Uso do Coletor de Esporos, no dia 6 de abril, das 15h às 16h. Nesta oficina, a proposta é apresentar os resultados obtidos nas Unidades de Referência conduzidas em lavouras de soja, que demostram a eficiência do manejo no combate a ferrugem-asiática da soja, a mais severa doença da cultura.

Outra oficina a ser promovida no dia 7 de abril, das 15h às 17h, na Fazendinha, será sobre Coinoculação na Cultura da Soja. A Coinoculação em soja consiste na combinação de duas bactérias - Azospirillum brasilense e Bradyrhizobium - para aumentar a produtividade da cultura. As plantas de soja coinoculadas têm uma nodulação mais abundante e precoce e maiores taxas de Fixação Biológica do Nitrogênio, nutriente indispensável para produção de soja. Resultados da Embrapa mostram que a coinoculação promove um incremento médio de 16% no rendimento da soja, em relação às áreas inoculadas somente com Bradyrhizobium.

Também será promovida uma oficina sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) no sistema de produção soja-milho no dia 8 de abril, das 15h às 16h. O objetivo é demonstrar na prática como as ações monitoramento de pragas e aplicação racional de inseticidas têm reduzido em 50% o uso de inseticidas em lavouras de soja que adotam o MIP no Paraná.

Diferentes usos da soja

A cultura da soja é um dos alicerces do agronegócio. Na safra 2020/21, o Brasil produziu 138 milhões de toneladas do grão. Em seu estande institucional, a Embrapa Soja pretende apresentar aos visitantes da ExpoLondrina 2022 os diferentes usos da soja. A soja é a principal fonte de proteína, em nível mundial, sendo usada em produtos industrializados e também em ração animal e na produção de biocombustíveis, como o biodiesel. Além disso, a soja é matéria-prima na fabricação de diversos bens de consumo pelas indústrias de diferentes setores, como cosméticos, farmacêutica, veterinária, adesivos, revestimento, tintas e plásticos.

Também haverá demonstração da coleção de 55 mil tipos de sementes de soja armazenadas no Banco Ativo de Germoplasma (BAG Soja), cuja curadoria é da Embrapa Soja, em Londrina. Criado em 1976, o BAG da Embrapa passou por diversas mudanças e ampliações e hoje é o terceiro maior Banco de sementes de soja do mundo. No caso da Embrapa, o acesso a essas características foi determinante para modernizar completamente a genética do portfólio das cultivares BRS. O objetivo deste banco é preservar a variabilidade genética da soja. Para manter essas sementes viáveis, a Embrapa Soja dispõe de uma em câmara fria a 5ºC, com 25% de umidade, o que garante a sobrevivência dessas sementes por longos períodos.

Hackathon Smart Agro

Os pesquisadores da Embrapa Soja também irão participar do Hackathon Smart Agro 2022, de 8 a 10 de abril, no pavilhão Smart Agro. Os pesquisadores atuarão como mentores das startups participantes do evento, para colaborar com o incremento das propostas das equipes participantes e que deverão gerar produtos e tecnologias e serviços para o agronegócio

Programação das Oficinas

Dia 06/04

- Manejo integrado de doenças na soja - o uso do coletor de esporosdata - horário: 15h às 16h

Dia 07/04

- Co-inoculação na cultura da soja - horário: 15h às 16h

Dia 08/04

- Manejo integrado de pragas no sistema soja-milho horário: 15h às 16h

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1