A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), participa do Show Rural Coopavel, que acontecem entre os dias 6 e 10 de fevereiro, em Cascavel, oeste do Paraná, e apresenta resultados de pesquisas, inovações para o campo, o lançando duas cultivares de soja (BRS 2560XTD e BRS 2562XTD), uma cultivar de feijão (BRS FC415) e a publicação “Plantas que os polinizadores gostam.”

A programação será apresentada em três espaços: Casa da Embrapa, Vitrine de Tecnologias e Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel”. Além do Show Rural Digital.

CASA DA EMBRAPA

O local foi pensado para que técnicos e produtores tenham a oportunidade de conhecer tecnologias e de adquirir publicações. A Embrapa Mandioca e Fruticultura apresentará a Rede de multiplicação e distribuição de material de plantio de mandioca com sanidade vegetal e identidade genética garantidas – RENIVA, também demonstrará o manejo integrado da murcha de Fusarium (bioinsumos), prática que visa produzir e estabelecer o controle de qualidade do produto biológico à base de Trichoderma asperellum para uso na agricultura, especialmente na produção de banana.

A destinação correta de animais mortos não abatidos nas granjas, a biosseguridade na produção de aves e suínos e a atenção à sanidade dos rebanhos são os temas da Embrapa Suínos e Aves. Para auxiliar produtores e órgãos regulamentadores, a Unidade tem atuado na avaliação de algumas práticas e tecnologias apontadas como rotas tecnológicas, como a compostagem, a biodigestão anaeróbia, a incineração, a hidrólise e o recolhimento para processamento fora da propriedade para a produção de gorduras, biocombustíveis, fertilizantes e outros coprodutos de valor agregado. A biosseguridade tem papel fundamental na proteção de rebanhos, granjas e propriedades rurais porque evita a entrada e disseminação de agentes infecciosos.

Na área de grãos, a Embrapa Soja, por meio da demonstração de um conjunto de tecnologias, apresenta os quatro eixos de pesquisa em que vem atuando na sustentabilidade produtiva: Genética Avançada, Bioinsumos, Soja Baixo Carbono e Agricultura Digita que serão retratados nos episódios da websérie “Pilares para sustentabilidade da soja brasileira”. A Embrapa Arroz e Feijão apresentará amostras de sementes do seu portfólio de cultivares.

VITRINE DE TECNOLOGIAS

Na Vitrine da Embrapa serão apresentadas variedades de soja, feijão e mandioca. Na cultura da soja, a Embrapa, em parceria com a Fundação Meridional, apresentará as cultivares convencionais, BRS 546, BRS 525, BRS 511 e a BRS 539, que possui as tecnologias Shield e Block. Além das transgênicas, de primeira geração BRS 5804 RR, BRS 5601 RR e BRS 599 RR, com a tecnologia Intacta, BRS 1003 IPRO, BRS 1054 IPRO, BRS 1056 IPRO, BRS 1061 IPRO e BRS 1064 IPRO, e as com a tecnologia Xtend, a BRS 2553 XTD, BRS 2558 XTD, BRS 2560 XTD e a BRS 2562 XTD. Todas apresentam ótimo desempenho e resistência às principais doenças que atacam a cultura. Também são apresentadas as variedades de feijão, com grãos do tipo preto, carioca e rajado: BRS Esteio, BRS FC415, BRS FC310, BRS FP403, BRS FS311.

Além de grãos, a Embrapa apresentará as variedade de mandioca para indústria BRS CS 01, BRS 420, BRS Boitatá e BRS Ocauçu, adaptados para a região centro-sul. Quem visitar a Vitrine de Tecnologias da Embrapa ainda poderá conhecer os trabalhos desenvolvidos com forrageiras, manejo de braquiária nas entre linhas do milho, e os benefícios da inoculação de sementes de milho com a bactéria Azospirillum brasilense (estirpes Ab-V5 e Ab-V6), tecnologia que permite a redução de 25% da adubação nitrogenada de cobertura.

VITRINE TECNOLÓGICA DE AGROECOLOGIA

A Embrapa Acre apresentará a BRS Oquira, cultivar de amendoim forrageiro propagada vegetativamente e recomendada para os biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. Rica em proteína e com alta produção de forragem, a tecnologia é alternativa para intensificar a produção de carne e leite e viabilizar uma pecuária a pasto mais sustentável. Os estudos mostraram que, em cultivos adubados e irrigados, o teor de proteína bruta na planta chega a 29%, valor que garante alimento de qualidade para o rebanho e melhora a produtividade animal.

A Embrapa Clima Temperado irá apresentar a batata-doce BRS Amélia, que tem qualidades nutricionais diferenciadas. É rica em provitamina A, sendo fonte de proteínas e antocianinas e de energia, devido aos altos teores de amido e glicose. A produtividade média é de 32 toneladas por hectare, quatro vezes superior à média nacional.