A Embrapa Soja e a Fundação Meridional lançaram, durante o Dia de Campo de Inverno, realizado em 4 de agosto, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja, em Londrina, a cultivar de triticale BRS Tambaqui. É a primeira cultivar de triticale, disponível no mercado, que apresenta alta resistência à germinação na espiga. “Esta característica é um grande diferencial, não observado em outros materiais mais usados pelos agricultores”, ressalta o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja. “A resistência à germinação na espiga reduz as perdas, portanto, aumenta a produtividade e consequentemente amplia a rentabilidade dos produtores”, ressalta.

LEIA TAMBÉM:

ENCONTROS FOLHA: Novo perfil de consumo transforma atitude do agro

Os cereais de inverno são destinados tanto para alimentação animal, quanto para mistura com a farinha de trigo para fabricação de biscoitos, pães caseiros e pizzas. Bassoi explica que a BRS Tambaqui tem alto potencial produtivo, quando comparado a outros triticales do mercado. Além disso, possui ampla adaptação e excelente estabilidade no rendimento de grãos. Incorpora características como ciclo precoce, rusticidade e resistência ao acamamento. Em termos de sanidade, a cultivar possui resistência ao oídio e à ferrugem da folha, boa tolerância ao crestamento e moderada resistência à brusone e às manchas foliares.

Triticale BRS Tambaqui, cultivar lançada pela Embrapa, em Londrina
Triticale BRS Tambaqui, cultivar lançada pela Embrapa, em Londrina | Foto: Bassoi, Manoel Carlos/Divulgação

A BRS Tambaqui é indicada para os diferentes sistemas de produção de inverno no Centro-Sul do Brasil, tendo indicação de cultivo para São Paulo, Paraná e Santa Catarina. “As inovações tecnológicas geradas pela pesquisa da Embrapa, principalmente no melhoramento genético, resultam em cultivares cada vez mais bem adaptadas às diversas condições e regiões de produção. Observamos um grande salto nos ganhos de rendimento de grãos e na qualidade industrial, o que representa não só mais rentabilidade para o produtor, mas também mais sustentabilidade para nossos sistemas produtivos”, destaca Ralf Udo Dengler, gerente executivo da Fundação Meridional. (Com assessoria de imprensa da Embrapa)