Em debate a produção no Mercosul
Dia 26 começa em Presidente Prudente (SP), o 2º Seminário sobre Tecnologias de Produção de Leite no Mercosul
Da Redação
No mesmo dia será instalada a 2ª Feira Agroindustrial. Os eventos, reunidos na programação denominada Tecnoleite 98, serão realizados em dois dias, terça-feira e quarta-feira, dia 27, na Casa do Médico, a partir das 9 horas. Estão programadas palestras de técnicos ligados ao setor de laticínios do Brasil e da Argentina.
Na agenda de palestras estão programados os seguintes temas: ‘‘Produção Intensiva de Bovinos Leiteiros a Pasto’’, pelo agrônomo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba (SP), Sila Carneiro da Silva. O agrônomo Luiz Gustavo Nussio, também da Esalq, falará sobre ‘‘Produção e Qualidade de Volumosos Suplementares para Bovinos Leiteiros’’. Também da Esalq, o agrônomo Flávio Augusto Santos abordará o tema ‘‘Manuseio Nutricional-Novos Conceitos sobre a Nutrição em Vacas leiteiras.
Ainda na programação está marcada palestra sobre ‘‘Perspectivas da Produção de Leite’’, por Sebastião Teixeira Gomes, da Universidade Federal de Viçosa (MG). O técnico da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, com sede em Curitiba, José Augusto Horst, falará sobre ‘‘Qualidade na Produção de Leite’’.
O professor da Universidade Nacional de Lujan, Luís Ernesto Marcenaro, abordará o tema ‘‘Produção de Leite na Argentina’’. Haverá um painel sobre transporte de leite a granel, do qual participarão Jair Gentilin, da Cooperativa Central; Ailton Laruindo, da Leco-Vigor; José Eustáquio Sena, da Parmalat e Roberto Jank, da Associação leite Brasil.
O professor da Universidade Estadual de Londrina, Lúcio Carvalho, falará sobre ‘‘Profilaxia na Medicina Veterinária e Leucose Bovina’’. Finalizando as palestras, o diretor vice-presidente da Associação Leite Brasil, com sede em São Paulo, Roberto Jank, falará de ‘‘Tendências do Mercado-Importação e Exportação’’. As palestras começarão sempre a partir das 9 horas.
O evento tem apoio da Prefeitura de Prudente, realização do Sebrae regional, promoção da Cooperativa de Laticínios do Vale do Paranapanema (Coolvap) e apoio de várias empresas e cooperativas ligadas ao segmento, de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais. Outras informações poderão ser obtidas no telefone (018) 222-4922.

mockup