Em cena, o glamour dos leilões
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de abril de 2008
Paula Costa Bonini<br>Especial para a FOLHA 
Glamour é o que não falta em muitos leilões de gado. Dependendo da qualidade dos animais ofertados, esses eventos transformam-se, literalmente, em verdadeiros shows. Grandes leilões, além de contarem com decoração, efeito especial, música e buffet de qualidade, recebem artistas famosos. Exemplo disso, foi o leilão Levanta Poeira, realizado no final do ano passado em Salvador. O glamour começava pelo convite. Todos os convidados receberam um DVD player portátil junto a um DVD personalizado, em que Ivete Sangalo citava o nome de cada convidado e apresentava os animais que seriam ofertados. A cantora baiana esteve no comando da festa.
Na opinião do pecuarista, Oswaldo Pitol, que organiza leilões pelo Brasil desde 2005, o glamour depende dos animais que serão ofertados. Animais com genética normal, terão leilões mais simples, pois o valor do faturamento não permite gastos. Já animais de alta genética, premiados em exposições ou de famílias consagradas, permitem mais sofisticação, explica Pitol. Ele ressalta que os gastos com a organização do evento devem limitar-se a 12% sobre o resultado das vendas.
Na Expo 2008 estão programados, pelo menos, cinco grandes leilões de nelore elite que, segundo Pitol, serão de muito glamour. Londrina está recuperando sua justa posição no gado nelore, a raça bovina mais importante do país. Temos bons criadores investindo muito na raça, considera o empresário.
A produtora cultural, Maria do Carmo Sucupira Duarte, organizadora do 6º Leilão Espinho Preto, um dos eventos de destaque da ExpoLondrina, afirma que todo leilão deve ter um ambiente agradável e acolhedor. Ela acredita que os leilões da Expo são reconhecidos pela boa organização e pela presença de animais de qualidade.
Octaviano Bazilio Duarte, agropecuarista, comparador e vendedor de animais, concorda com Maria do Carmo. Segundo ele, um leilão de glamour é o que apresenta excelentes animais num espaço agradável, que tenha uma boa organização e a participação de grandes nomes da pecuária nacional e internacional. Os criadores estão preocupados em adquirir animais de qualidade e com boas características reprodutivas para o melhoramento genético na criação extensiva, afirma Duarte.


