Em Carlópolis, produtores têm venda garantida
Há mais de 40 anos no mercado a indústria A.Azevedo, de Itupeva, interior de São Paulo, tem incentivado o plantio de mamona na região de Carlópolis (80 km ao sul de Jacarezinho). Com o apoio da prefeitura e da Emater local, os produtores têm garantido o abastecimento da indústria que, por sua vez, assegura preço mínimo para a compra da matéria-prima.
Segundo Antônio Nésio, representante da empresa paulista, o produtor tem recebido até R$ 40 líquidos/saca. Além de garantir a compra da produção, vendemos as sementes a preço de custo e fornecemos um manual de boas práticas agrícolas para o cultivo da mamona, diz. O beneficiamento da mamona também fica por conta da indústria, que realiza o pagamento sempre à vista, completa Nésio.
O advogado Carlos Salles é um dos incentivadores da mamona em Carlópolis, onde, os primeiros plantios começaram no ano passado. Hoje, o projeto conta com cerca de 80 pequenos e médios produtores, que estão finalizando a colheita. Os agricultores que plantaram a mamona em consórcio com o café foram os que tiveram mais sucesso, assinala. (M.G.)





