O atual diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo da Costa Rodrigues, foi eleito, na última terça-feira (28), novo presidente do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná). A nova gestão toma posse, na entidade, no dia 1º de setembro.

Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o atual presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, que também é diretor da Integra e proprietário da Frango a Gosto, deixará sua posição após 18 anos de dedicação ao sindicato. “Após quase duas décadas de luta pela avicultura do Paraná, transfiro esse cargo para o Irineo com a confiança de que nosso setor será muito bem representado”, relata Martins.

De acordo com Rodrigues, a nova gestão do Sindiavipar terá a intenção de dar continuidade ao bom trabalho que já vinha sido feito pela administração anterior. “Além disso, precisamos fazer um enorme esforço para reposicionar o Sindiavipar no estado do Paraná, que atualmente representa a maior produção avícola do país, à nível nacional, fortalecendo nossa parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal e ouvindo nossos associados para entender as grandes diretrizes que temos para o país”, complementa.

Formado em agronomia, Irineo da Costa Rodrigues possui experiência na chefia regional da Acarpa, atual Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural . Além disso, foi presidente da Sudcoop (atual Frimesa), atuou como diretor na Confepar Agro-Industrial Cooperativa Central, da Credifronteiras – Sicredi Medianeira, da Cotrefal; da Coodetec e também da Cotriguaçu Cooperativa Central. Atualmente, exerce a função de presidente da Cotriguaçu e da Lar Cooperativa Agroindustrial; de membro do Conselho Diretivo da Associação Brasileira de Proteína Animal e do Conselho de Administração da Gazin.

Além do Irineo da Costa Rodrigues como presidente, a nova diretoria será composta por José Antônio Ribas Junior, como vice-presidente; Rafael Santos na função de secretário e Roberto Kaefer exercendo o cargo de tesoureiro. O Conselho Fiscal Efetivo será constituído pelos profissionais: Alfredo Lang, Gerson Muller e Adroaldo Paludo. Dilvo Grolli, Valter Pitol, Sidnei Donizete, Bottazzari, Ciliomar Tortola, Ricardo Chapla, Hugo Leonardo Bongiorno e Fabio Stumpf serão os novos suplentes.

O Sindiavipar representa 45 abatedouros e incubatórios paranaenses. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por mais de 38% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 160 países em todo o mundo.