Precocidade, melhoramento genético e alta taxa de prenhez na reprodução de bovinos. Os protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) trouxeram avanços significativos para a pecuária brasileira. O tema estará na pauta do IX Simpósio Eficiência em Produção e Reprodução Animal, agendado para o dia 13 de abril, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

“A IATF trouxe uma grande revolução na pecuária nacional, associada à melhora na nutrição, sanidade e genética. Isto mudou toda a estrutura em uma fazenda de cria, hoje temos um controle muito maior do que acontece nessa atividade”, resume Luigi Carrer Filho, diretor de Pecuária da Sociedade Rural do Paraná, entidade organizadora do evento junto com a UEL (Universidade Estadual de Londrina).

LEIA MAIS

Casos de cisticercose bovina acendem alerta no campo

O simpósio trará grandes nomes para o centro do debate, como o médico veterinário Roberto Sartori, PhD na área, da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo). “Teremos entre os palestrantes pessoas que são pratas da casa e também de fora que agregam informações. O simpósio está entre os melhores eventos de reprodução bovina do país pelo nível dos palestrantes. Além do que, a UEL é referência na medicina veterinária”, pontua Carrer Filho.

Atualizações

Professor doutor de Reprodução de Grandes Animais no curso de Medicina Veterinária e Zootecnia da UEL, Fábio Morotti destaca que o simpósio é uma grande oportunidade para troca de conhecimento sobre uma área de destaque no Brasil e também de inter-relacionamento entre os participantes. Ele abordará o tema "Atualizações na avaliação reprodutiva e seminal de touros".

“Considerando que o Brasil é um dos países mais importantes no cenário da pecuária e que possui os melhores pesquisadores de reprodução do mundo, consideramos muito oportuno e estratégico este evento acontecer em uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. Nele se discutem as técnicas relacionadas à produção e reprodução animal que é uma das áreas que tem maior impacto no aspecto produtivo. A proposta é trazer essa atualização necessária para evolução do sistema pecuário”, destaca.

Roberto Sartori, um dos nomes mais conhecidos quando se pensa em IATF, falará sobre "Reprodução em `precocinhas´: um grande desafio", e antecipa um pouco do assunto. “Os protocolos para IATF em vacas ou novilhas são feitos para que nós sincronizemos a ovulação, todas para o mesmo momento ou um momento muito próximo um do outro, para que a gente possa inseminá-las juntas sem haver necessidade de detecção de cio. Nós sabemos exatamente o dia e a hora que estes animais podem ser inseminados com alta possibilidade de ficarem prenhas após a inseminação”, detalha.

A possibilidade de unificar o ciclo das fêmeas aumenta a taxa de serviço no campo, elevando a eficiência reprodutiva. “Inseminamos mais animais em um período mais curto de tempo. O custo-benefício é tremendo, produzimos mais bezerros, bezerros melhores, mais pesados e que nascem mais cedo na próxima estação de parição. É um bezerro mais saudável, que morre menos até o desmame e vai ter desempenho melhor na vida, inclusive as fêmeas tendem a ciclar mais cedo e têm geralmente melhor fertilidade”, enumera Sartori.

Formado pela UEL, Roberto Sartori diz que já esteve na ExpoLondrina inúmeras vezes. “Já fui não só participando deste evento, mas desde 1987 quando eu ingressei no curso de medicina veterinária da UEL. Desde então, venho participando da ExpoLondrina que pra mim é uma das melhores exposições do Brasil”, diz.

O Simpósio também abordará os temas "Uso da transferência de embrião como estratégia para o incremento na produção animal" (Marcelo Marcondes Seneda, da UEL/Londrina-PR), "Estratégias Sanitárias para o controle da perda gestacional na fêmea bovina" (Amauri Alcindo Alfieri, da UEL/Londrina-PR), "Impactos da nutrição na reprodução bovina" (Denis Vinicius Bonato, da Unipar/Umuarama-PR), "Pecuária de Precisão: Que alternativas para aumentar a eficiência reprodutiva?" (Manoel Sá Filho, da Alta Genetics Brasil/Tatuí-SP) e "Evolução Genética " (Juliana Ferragute Leite, da GENEX Brasil/Avaré-SP).

Luigi Carrer Filho destaca que o simpósio já teve oito edições, tendo trazido muito conteúdo relevante para o segmento. “Se for pensar que tivemos 10 palestras por evento com 1 hora de duração, nestes anos todos já levamos 800 horas de informação ao produtor, estudante e técnico. Este é o grande papel que a Rural como entidade de classe está fazendo”, conclui.

A ExpoLondrina acontece de 6 a 16 de abril, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina (PR). (Com a assessoria de imprensa da SRP)

SERVIÇO:

IX Simpósio Eficiência em Produção e Reprodução Animal

Dia: 13 de abril, das 8h40 às 18h

Local: Parque Governador Ney Braga - Pavilhão Smart Agro

Inscrição: www.expoLondrina.com.br/agenda