Um ecossistema se caracteriza pela presença, em um espaço geográfico delimitado, de um conjunto significativo de organizações e indivíduos que desenvolvem atividades em um mesmo setor da economia e que estejam integrados de forma a definir objetivos comuns. Sem essa definição de objetivos comuns não se tem um “sistema”, mas simplesmente um “aglomerado”.

Tendo em vista que o “sistema” pressupõe a existência de objetivos comuns e um consenso sobre como alcançá-los, torna-se óbvio que o conjunto de atores necessita definir uma forma de “governança” que organize o processo de tomada de decisões, obtenha os consensos necessários e coordene a implementação das decisões tomadas.

Nos EUA, produtores do PR veem tendências em tecnologias

A Agrovalley representa a governança do ecossistema de inovação do agronegócio de Londrina e região, ou seja, busca reunir e integrar os atores relevantes que atuam nesse ecossistema.

Assim, a Agrovalley se coloca como esse catalizador do processo decisório do ecossistema, congregando uma abrangente representação dos atores envolvidos regionalmente com a produção e disseminação de inovações voltadas para o agronegócio.

Queijo de Arapoti ganha prêmio nacional

Entre as características que se pretende para o funcionamento dessa governança se destaca a representatividade, com a inserção de entidades e pessoas vinculadas aos diversos setores presentes no ecossistema de inovação, tais como empresas privadas, setor público, entidades de ensino e pesquisa e instituições de apoio.

Ao lado da representatividade, espera-se também das pessoas participantes da governança um forte compromisso com o desenvolvimento local, despindo-se cada uma dos possíveis interesses específicos das instituições a que estejam vinculadas.

Azeites do Brasil

A governança, sendo representativa do ecossistema de inovação do agronegócio de Londrina, deve ainda pautar-se por um adequado foco no agronegócio e na inovação, procurando abster-se de inserir temas fora desse foco, por mais relevantes que possam ser para o contexto maior do agronegócio ou para as organizações envolvidas no ecossistema.

Finalmente, considerando que o ecossistema de inovação do agronegócio de Londrina é, obrigatoriamente, um sistema aberto, a Agrovalley deve, sem desviar-se de seu foco, interagir com os demais ecossistemas de inovação de Londrina, já que as fronteiras com esses setores não são rígidas e as sinergias derivadas dessas interações têm se mostrado altamente produtivas.

Em resumo, a Agrovalley, como governança do ecossistema de inovação do agronegócio de Londrina e região tem, entre seus fundamentos, a representatividade, o compromisso, o foco e a interação, como forma de promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida na região em que atua.

Paulo Sendin, engenheiro agrônomo, membro da Governança Agrovalley

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.