A Adama promoveu, na quarta-feira (15), uma live com especialista sobre o cenário de pragas no cultivo da soja. Na oportunidade, a companhia apresentou produtos com foco no aumento da produtividade no campo e, por fim, lançou um site com temas ligados à sojicultura.

Geraldo Papa,  pesquisador em entomologia da Universidade Estadual Paulista
Geraldo Papa, pesquisador em entomologia da Universidade Estadual Paulista | Foto: Divulgação

“É muito bem-vindo o manejo integrado de pragas na cultura da soja, ou seja, aliar o controle químico e biológico”, ensinou o professor Geraldo Papa, pesquisador em entomologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

De acordo com o pesquisador, nem mesmo o cultivo transgênico ainda é garantia de ficar livre das pragas. Ele considera que o controle dos parasitas não tem sido uma tarefa fácil e bem definida, já que uma série de condições faz o desafio dos agricultores ser ainda maior.

“Hoje encontramos resistência a vários grupos químicos e uma maior capacidade reprodutiva das pragas em condições tropicais, o aumento nos cultivos geneticamente modificados que demandam novos sistemas de manejo e os sistemas de cultivo sucessivos e/ou concomitantes”, listou.

Segundo ele, esse cenário é favorável à dispersão, à adaptação e também provoca a evolução da resistência das pragas aos defensivos agrícolas.

Diante desse quadro, o pesquisador aponta alguns programas de manejo para evitar as pragas e, assim, atingir a máxima produtividade possível.

“Destaco o desenvolvimento de calendários de plantio respeitando o regime hídrico de cada região, o vazio sanitário que no planejamento você fica um tempo sem plantar, as áreas de refúgio nas lavouras, o controle de pragas na dessecação e em plantas de final de cultivo e, por último, o uso correto de defensivos com respeito às bulas de cada produto”, concluiu.

Lançamento

Durante a live, a Adama lançou o Plethora, inseticida desenvolvido para o combate ao complexo de lagartas, como a falsa-medideira (Chrysodexis includens), lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda) e helicoverpa (Helicoverpa armigera).

Além disso, a solução visa combater a broca do café e o bicho-mineiro de forma simultânea. O novo inseticida obteve registro para as culturas do café, algodão e soja.

Segundo o gerente de produtos da Adama, Fabrício Pacheco, a exclusiva combinação de moléculas que compõem o Plethora garante um efeito veloz, com residual prolongado e efetivo controle nos mais diferentes tipos de lagartas, principalmente a helicoverpa e a falsa-medideira.

“A helicoverpa é responsável por inúmeras perdas em lavouras brasileiras, principalmente nas culturas de soja, milho e algodão. Plethora é um inseticida bastante funcional nos diferentes estágios de ação dessas lagartas. Com sua rápida resposta na aplicação e amplo espectro de controle, o produto paralisa rapidamente a ação e alimentação das lagartas”, explica.

Fungicida

Pelo segundo ano consecutivo, o fungicida Cronnos, da Adama, foi ranqueado pelo Consórcio Antiferrugem como o produto que apresenta os melhores resultados no controle da ferrugem asiática nas lavouras de soja de todo o País.

Composto por 19 instituições, o consórcio realiza experimentos cooperativos dos fungicidas avaliados individualmente, em aplicações sequenciais, para determinar a eficiência de controle.

Os resultados da rede de pesquisadores, publicados este mês, apontam que, entre os fungicidas já registrados no mercado, o tratamento com Cronnos apresentou a maior porcentagem de controle da doença, com 76% de efetividade.

Portal

A empresa acaba de lançar um portal exclusivo com temas ligados à sojicultura. O espaço virtual – bomdesoja.com.br – integra as ações que enaltecem os agricultores e profissionais da cadeia produtora da soja, desenvolvidas pela companhia. A safra 2019/2020 consolidou o Brasil como o maior produtor e exportador de soja no mundo, ultrapassando os Estados Unidos.

O portal reúne artigos técnicos sobre as pragas, doenças e plantas daninhas que afetam a cultura, textos sobre manejos adequados, uso de defensivos, além de dados de mercado.