A recomendação é iniciar a estação de monta após início das chuvas, quando as pastagens estiverem recuperadas do inverno - período em que os pastos param de crescer -, e começam a recuperar a massa verde. Os técnicos costumam usar a seguinte referência: choveu 200 milímetros, é hora de iniciar a estação de monta.
Normalmente, esse período se dá a partir de outubro/novembro/dezembro ou novembro/dezembro/janeiro. Por isso, agora já é hora de planejar a estação e verificar a saúde de touros e fêmeas. Os compradores de touros para monta a campo têm uma oferta variada de animais em leilões e existe também venda de fêmeas destinadas à reprodução.
Segundo o superindentente-técnico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Antônio Josakian, as chuvas que trazem melhores condições para os pastos também proporcionam melhor condição corporal para as fêmeas e, consequentemente, a aparição do cio, indicativo de que a vaca vai aceitar a monta do touro a campo.
Programar a estação de monta facilita a mão-de-obra e auxilia nos manejos sanitário e alimentar dos animais, resultando num gerenciamento melhor de toda a propriedade. O alerta é do pesquisador da Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande (MS), Ezequiel Rodrigues do Valle.
Segundo outro pesquisador da Embrapa, Antônio Rosa, da área de melhoramento animal, os pecuaristas que definem uma estação de monta na propriedade poderão avaliar a fertilidade de machos e fêmeas. Poderão ainda descartar animais improdutivos e organizar todo o trabalho de vacinações, vermifugações, entre outros serviços.
Outras vantagem são a concentração dos nascimentos na época mais adequada do ano, lotes uniformes de bezerros e redução da mortalidade. Consequentemente, segundo Antônio Rosa, é possível conseguir animais com melhor peso pós desmama.
Segundo o pesquisador, quando se tem animais nascendo em épocas diferentes do ano há muito dinheiro jogado fora. Ou se está superalimentando animais em boas condições corporais ou devendo comida a outros que estão em fase de maior consumo, fora a mão-de-obr no manejo que fica mais complicada.
A estação de monta na época de melhor condição e disponibilidade de forragens proporciona condições para o restabelecimento da atividade reprodutiva de machos e fêmeas, resultando também em maiores índices de prenhez, indica o pesquisador Ezequiel do Valle.
''É possível fazer o descarte de vacas vazias identificadas durante o diagnóstico de gestação e de baixo potencial produtivo (que produzirem bezerros muito leves à desmama), antes da seca; liberar o pasto para a fêmeas prenhas e selecionar matrizes de melhor eficiência reprodutiva,'' orienta.
Atento às informações técnicos, o pecuarista Alexandre Kireeff, que mantém criação de gado puro na região de Londrina e gado para produção extensiva de carne no Mato Grosso do Sul, programa a estação de monta do rebanho todo o ano.
Em muitos anos ele até adianta o período, como forma de administrar melhor os resultados nas propriedades. Quando as condições de clima na região Norte do Paraná possibilitam, Kireeff inicia a estação de monta já em setembro. Tem conseguido bons resultados de fertilidade do rebanho, por volta dos 80%, com uso da inseminação artificial e 87% com a monta natural.
A concentração de parições, segundo o pecuarista, facilita a adoção de práticas como a desmama precoce, a suplementação dos bezerros, a sincronização dos cios e a inseminação das matrizes (para quem adota a tecnologia). Em última análise, lotes uniformes de bezerros proporcionam facilidade na comercialização dos animais, ou para a recria na própria fazenda.
Em rebanhos comerciais, o sistema de monta em que o touro fica no meio da vacada o ano todo, já é considerado um manejo primitivo pela pesquisa e técnicos.
Quem deixa o touro solto com a vacada tem os nascimentos distribuídos ao longo do ano, apesar de uma maior concentração durante os meses de julho a setembro. A ocorrência de nascimentos em épocas inadequadas prejudica o desenvolvimento dos bezerros, devido à maior incidência de doenças e de parasitos, ou à menor disponibilidade de pastagens para as matrizes, durante o período de lactação.
No entanto, a maior desvantagem, que limita a utilização da monta durante todo o ano, é a dificuldade do controle zootécnico e sanitário do rebanho, devido à falta de uniformidade (idade e peso) dos animais. Estes fatores acabam por prejudicar a seleção dos bovinos de maior potencial reprodutivo, em detrimento da fertilidade do rebanho.

mockup