Diversidades tecnológicas do Paraná Orgânico
PUBLICAÇÃO
sábado, 02 de dezembro de 2006
Reportagem Local 
Reportagem Local
Tecnologias para a produção ambientalmente sustentável geradas e adaptadas pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) estão sendo apresentadas desde ontem na mostra 2º Paraná Orgânico. A feira, que se encerra amanhã, está instalada no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
Um dos destaques é a dinâmica de campo sobre oleaginosas para biodiesel, com módulos de canola, linho, girassol e amendoim. É uma alternativa de renda aos produtores do centro-sul do Estado, explica a pesquisadora Maria de Fátima dos Santos Ribeiro, que atua na unidade do Iapar em Ponta Grossa.
A pesquisadora também lembra a possibilidade de produzir óleo para alimentação humana, já que alguns deles têm propriedades nutritivas importantes, como a presença de ômega-3 e ômega-6. Sem contar que é possível comercializar o próprio grão para alimentação humana, como no caso do linho, conclui a pesquisadora.
A fruticultura também apresenta novidades, com o módulo de tecnologias para cultivo de frutas orgânicas em pequenas propriedades. É uma opção para agregar valor à produção e utilizar a mão-de-obra familiar, além de beneficiar o ambiente com a dispensa de agrotóxicos e insumos químicos, opina o pesquisador Marcelo Barbosa Malgarim. Ele traz técnicas de plantio e condução de pomares de maçã, pêra, caqui, kiwi, figo, uva, pêssego, ameixa e nectarina. A produção de pequenos frutos, como amora, framboesa, mirtilo e morango, também faz parte das apresentações.
Desde 1985, o Iapar vem estudando e desenvolvendo também equipamentos apropriados aos agricultores familiares. Nas dinâmicas de campo, os visitantes poderão conferir e discutir com os pesquisadores o desempenho de distribuidores de esterco orgânico e fosfatos naturais, semeadoras de tração animal e pulverizadores, entre outros.
O Iapar preparou ainda 4,2 mil amostras de sementes, entre variedades de milho, feijão, arroz e adubos verdes desenvolvidas, para troca e distribuição aos produtores durante o encontro.
SERVIÇO
- A mostra 2º Paraná Orgânico realiza-se até amanhã no Parque Newton Freire Maia (Centro Paranaense de Referências em Agroecologia), via BR-116, entrada depois do Trevo do Atuba, na Estrada da Graciosa, em Pinhais, das 8 às 18 horas.


