Exportação de grãos
O Porto de Paranaguá bateu, no ultimo domingo, o recorde histórico de exportação de grãos pelo Corredor de Exportação. Foram embarcadas 112,9 mil toneladas de grãos no intervalo de 24 horas, mesmo com paralisação (por 2,5 horas) por conta das chuvas. O recorde anterior de embarque foi registrado em 8 de abril de 2003, quando o Corredor embarcou 108,5 mil toneladas de grãos. A diferença é que, naquela época, ocorria empréstimo de embarques entre os terminais, o que facilitava muito a produção. No dia 17, quando o recorde foi batido, estavam sendo carregados dois navios de milho e um de soja.

Números
De janeiro a julho, o Corredor de Exportação de Paranaguá embarcou 9,7 milhões de toneladas de produtos. O volume é 2% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. As exportações de soja já estão praticamente finalizadas e agora o porto começa a exportar, sobretudo, o milho. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), em junho o Porto de Paranaguá foi o que mais exportou milho no Brasil. Foram 1,4 milhão de toneladas do produto exportadas no período contra 1,3 milhão de toneladas exportadas pelo Porto de Santos.

Dia do Avicultor
A avicultura estará no centro dos debates no próximo dia 28, a partir das 13h30, no Recinto Milton Alcover, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina, quando se comemora o Dia do Avicultor. Para celebrar a data, a Associação dos Avicultores do Norte do Paraná (Avinorte) realizará uma assembleia extraordinária seguida de duas palestras, sobre "O perfil do integrado de alta rentabilidade" e "Visão da integração agrícola".

Imagem ilustrativa da imagem DIRETO DO CAMPO
| Foto: Saulo Ohara/04-04-2014
Bem-estar animal
Foi instituído pela Câmara Setorial de Equideocultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um Grupo de Trabalho de Bem-Estar Animal, que vai propor recomendações para cavalos e bovinos que participam de provas e competições. As normativas propostas serão baseadas na Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98 e na Lei dos Rodeios nº 10.519/12 e vão definir o que seria considerado maus tratos aos animais utilizados na prática de esportes. As propostas de regulamentação definindo maus-tratos e abuso elaboradas têm previsão de entrega até setembro de 2015, quando a proposta será disponibilizada para consulta pública.



Armazenagem
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai iniciar a desimobilização de 18 imóveis que não mais atendem suas finalidades armazenadoras em 11 estados da federação. O processo, que vem sendo feito pela comissão especial de alienação, é parte do Plano Estratégico de Modernização da empresa. A licitação dos imóveis deve ocorrer nos próximos meses. Desse grupo, três serão doados e 15 estão prontos para serem vendidos, porque já possuem a documentação inicial exigida pelo processo de alienação. Entre os destinados à venda está um imóvel em Curitiba.