DIRETO DO CAMPO
PUBLICAÇÃO
sábado, 07 de dezembro de 2013
Equipe Rural 

Recorde
O ano de 2014 deverá ser marcado por novo recorde histórico nas exportações de carne bovina brasileira. Segundo estimativa anunciada esta semana pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o País deverá ultrapassar a marca de US$ 8 bilhões em carne transacionada no ano que vem. Os resultados deverão ser impactados especialmente pelo incremento das vendas para o Irã e quase certa reversão de alguns mercados embargados como Kuwait, Qatar, China, Arábia Saudita e Japão. A previsão é que o País consiga ampliar o volume de carne exportada em 20% no período.
Sêmen bovino
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, participou esta semana da 3ª Conferência Global sobre Educação Veterinária, em Foz do Iguaçu. Na oportunidade, em reunião com o diretor geral do Departamento de Saúde Animal da Costa Rica, German Rojas, Andrade assinou um protocolo para exportação brasileira de sêmen e embrião bovino para o país, principalmente da raça girolando.
Qualidade do café
O campeão do 10º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café foi um microlote da Bahia. De acordo com a Comissão Organizadora, os problemas climáticos ocorridos nesta safra não permitiram aos Estados inscrever um número maior de lotes. "A Bahia concorreu somente com este microlote que foi o campeão; Minas Gerais também concorreu apenas com um lote de Café Natural, e o Espírito Santo não enviou amostra representativa. São Paulo inscreveu 3 lotes, um em cada categoria (Natural, Cereja Descascado e Microlote) e o Paraná 2 lotes (Cereja Descascado e Microlote)", diz Nathan Herszkowicz, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).


