A idéia do Leite Ivaí surgiu no município como uma maneira de viabilizar o uso do dinheiro disponível via Pronaf e Paraná 12 meses. ''Queríamos ter certeza de que usando o crédito o produtor pudesse progredir e permanecer na atividade'' - afirma o secretário de Agricultura de Cambira, Vanderlei Marafon.
Os produtores usaram o dinheiro do crédito oficial para compra de animais e equipamentos como tanques de expansão e botijão de sêmen comunitários, além de fertilizantes para correção do solo, mudas de cana, entre outros.
Os equipamentos ficam em propriedades estratégicas dentro das comunidades. No total são oito tanques de expansão que armazenam o leite até que o caminhão de coleta a granel faça o recolhimento.
Para iniciar o projeto os técnicos da Emater e da Secretaria de Agricultura de Cambira contaram com o apoio também da Unopar e das prefeituras de outros municípios para os diagnósticos feitos nas propriedades.
O primeiro trabalho foi um levantamento das condições de pastagens dessas propriedades. Os produtores foram orientados a substituir pastos degradados por forrageiras ou gramíneas de melhor produtividade. O levantamento do estado sanitário e reprodutivo dos animais também fez parte do diagnóstico e animais mais produtivos foram introduzidos nos plantéis.
Hoje, além de Cambira, também os produtores de Jandaia do Sul e Rio Bom participam. O objetivo, a médio prazo é estender para outras regiões de todo o Vale do Ivaí.
Atualmente o Leite Ivaí está em 39 propriedades familiares, num total de 1.058 hectares, com 1.300 vacas em lactação e produção de 12 mil litros de leite. No verão essa produção sobre 20%.
O Paraná tem outros projetos que auxiliam pequenos e médios produtores de leite como o Vitória, no Arenito; o Proleg, no Centro-Sul; o Leite Verde, no Oeste e o Caiuá, no Norte Pioneiro.

mockup