Projeto para conservação de nascentes da Unopar
Projeto para conservação de nascentes da Unopar | Foto: Divulgação

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) o Paraná continua enfrentando a maior estiagem da história desde que o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) começou a monitorar as condições do tempo, em 1997. A falta de chuvas vem sendo registrada desde junho do ano passado, o que torna mais valiosas as nascentes localizadas nas áreas rurais paranaenses.

E é justamente pensando no cuidado dessas nascentes e a relação do agronegócio com o meio ambiente que o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR – EMATER (IDR-Paraná) e a Unopar Arapongas – em parceria com diversas instituições – realizam nesta sexta (5) uma live sobre ações do tema que são realizadas no Paraná em parceria público-privada, incluindo a unidade de ensino. Quem coordena o evento é o professor do curso de agronomia da Unopar Arapongas, Ricardo Augusto da Silva, que também é extensionista do IDR-Paraná.

Ricardo é coordenador do Projeto Água Limpa na mesorregião Noroeste, projeto existente desde 2009, porém há mais de vinte anos os extensionistas do IDR-Paraná desenvolvem um trabalho de proteção das nascentes, em parceria com produtores, prefeituras, empresas e a Unopar Arapongas. Esta ação contribui para a manutenção das nascentes, mesmo em períodos de estiagem, afirma a assessoria de imprensa da Unopar.

Desde o ano passado o IDR-Paraná vem cadastrando as nascentes protegidas que já somam 2.562 em todo o Estado. A meta é dobrar esse número nos próximos três anos, como informou a instituição de ensino superior. .

O professor ressalta a importância de discutir o trabalho numa live voltada para os estudantes e também para a comunidade. “O agronegócio trabalha com dois recursos finitos, que é a água e o solo. Temos muitas parcerias de iniciativa público-privada aqui no Estado voltadas para a conservação desses dois recursos”.

Ricardo salienta ainda a importância dos alunos de agronomia participarem das atividades no cuidado dessas nascentes, ação que acontecem desde 2018. “Os estudantes atuam no projeto de forma voluntária para aprender sobre conservação e entender que antes de qualquer atividade do agro, é necessário conservar a água. Para a sociedade, é importante divulgar essas ações para mostrar que o produtor rural tem muito interesse na preservação de recursos, ao contrário do que muitas vezes é divulgado”, complementa.

Serviço:

Live Comemorativa Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia: 5/6

Hora: 14h Link: https://www.youtube.com/channel/UCuPvu_eN21z2-INdFx4tCxw

Palestrantes:

Ricardo Augusto da Silva – professor do curso de agronomia da Unopar Arapongas e extensionista do IDR-Paraná Mesorregião Noroeste

Benno Henrique Weigert Doetzer - Gerente Estadual da Sustentabilidade - IDR-Paraná Curitiba - PR

Renan Rodrigues Manoel - Secretário Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA) - Prefeitura de Arapongas - PR

Prefeito Moacir Olivatti - Município de Nova Esperança – PR

Vereadores Sebastião Alexandre e Luiz Carlos Garcia - Câmara Municipal de Mandaguari – PR

Daniel Souza - Diretor e fundador da FORTMAG - Arapongas - PR

Sônia Maria Crivelli Mataruco - Meio Ambiente - Gerência Regional SANEPAR Paranavaí – PR

Beatriz Ballan Silveira - Diretora da UNOPAR campus Arapongas - PR