Da produção ao mercado
O Encontro Estadual de Pecuária de Leite está programado para o período de 27 a 29 deste mês, no Centro Regional de Eventos de Pato Branco. O objetivo, segundo os organizadores é discutir as tendências da pecuária leiteira estadual e nacional frente à globalização e às perspectivas do setor neste contexto. A promoção é da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab), Emater, Prefeitura, Sebrae, Sociedade Rural de Pato Branco e Associação dos Engenheiros Agrônomos.
O programa do primeiro dia do evento é dirigido a técnicos, empresários e lideranças do setor. A abertura oficial será às 9 horas, seguida de palestra de Paulo Roberto Bernardes, da Comissão Nacional de Pecuária Leiteira do Conselho Nacional de Agricultura. Ele falará sobre a pecuária leiteira nacional frente ao Mercosul e ao mercado internacional.
Ainda no dia 27, palestra sobre a pecuária leiteira argentina frente ao Mercosul e ao mercado internacional, por Ernesto Schilder, do Departamento de Economia Agrícola da Estação Experimental Agropecuária de Rafaela, Santa Fé, na Argentina.
A indústria de laticínios e o desenvolvimento da pecuária leiteira serão os temas de Marcos Junk, também no dia 27, seguido por José Nelson de Carvalho, da CLAC, de Curitiba, que falará sobre o leite C e B no contexto de mercado do leite fluído. O leite longa vida será abordado pelo presidente da associação de produtores, Almir José Meireles.
No dia 28 o consultor em pecuária e agrônomo Antonio Garcia de Souza abrirá a programação de palestras, falando sobre manejo de pastagem na produção leiteira. A seguir, às 10 horas, o zootecnista Winston Vicente Giardini, da Fundação ABC, de Castro, falará sobre instalações e equipamentos para bovinos de leite. O manejo sanitário será abordado pelo veterinário Luiz Carlos Nigoski, também da Fundação ABC. Finalizando as palestras do dia, o veterinário Nei Moreira, professor da Universidade Federal do Paraná/secção Palotina falará sobre manejo da reprodução.
No último dia do encontro, 29, o técnico agropecuário do Centro de Treinamento de Produtores de Castro, José Machado Bonfim, falará aos produtores sobre manejo dos animais. O veterinário Loreno Tafarel, da Sudecoop, falará sobre a organização e coleta do leite e o zootecnista Giardini, da Fundação ABC, falará sobre instalações e equipamentos.
Está previsto também o depoimento de dois produtores, para relato de experiências sobre a profissionalização da bovinocultura de leite. A seguir, o veterinário Osmar Buzinhani, secretário da Cooperativa Agropecuária de Londrina (Cativa), falará da importância da qualidade do leite para o produtor.
Serviço: As inscrições poderão ser feitas na Seab-Regional de Pato Branco. Outras informações nos telefones (046) 225-3144 e 224-3988.(C.B.)





