O Norte Pioneiro do Paraná acaba de ganhar 7 opções de roteiros de turismo rural, em que visitantes poderão conhecer, a partir de junho, propriedades de mulheres cafeicultoras de 3 municípios. Nesta primeira fase, participam donas de propriedades de Pinhalão (3 roteiros), Carlópolis (3 roteiros) e Tomazina (1 roteiro), mas a proposta é expandir os roteiros a outros municípios em breve.

Entre os atrativos, os visitantes poderão conhecer as instalações de colheita e secagem, encerrando com café da manhã ou da tarde. Terão ainda oportunidade de visitar agroindústrias, além de laboratório e oficina de classificação e degustação de cafés.

Maristela está na expectativa para receber turistas a partir do dia 15 de junho
Maristela está na expectativa para receber turistas a partir do dia 15 de junho | Foto: Arquivo pessoal

Fazem parte ainda da programação dos roteiros o almoço típico rural, a hospedagem e vivência na propriedade. Cada propriedade/atrativo terá um custo, sendo que o visitante terá a opção de escolher entre roteiros de quatro horas até de dois dias.

O programa de roteiros turísticos é denominado Caminho dos Cafés das Mulheres. Surgiu a partir de conversas entre as integrantes do projeto Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná e técnicas do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural), mantenedor do projeto (leia mais abaixo).

“Serão roteiros rurais em que os visitantes terão oportunidade de conhecer um pouco do dia a dia da produção, desde a colheita dos grãos até o café chegar às xícaras. Além disso, saberão mais sobre o modo de vida dessas mulheres cafeicultoras do projeto. O projeto ainda contemplará em breve trajetos para caminhadas longas e cicloturismo”, explica Luciana Morais, extensionista do IDR Paraná.

Muito café e gastronomia típica rural fazem parte dos roteiros do Norte Pioneiro
Muito café e gastronomia típica rural fazem parte dos roteiros do Norte Pioneiro | Foto: Arquivo pessoal

Portas abertas

O Sítio São Luiz, da família da cafeicultora Maristela da Silva Souza, em Tomazina, abrirá as portas para os turistas a partir de 15 de junho. E os visitantes terão uma série de atrativos para conhecer (e degustar).

Os visitantes conhecerão todos os processos pelos quais passa o café, desde a colheita até chegar à xícara. Inclusive, Maristela e o marido, Valdeir Luiz de Souza, produzem o premiado Café São Luiz, tricampeão na categoria cereja descascado nas edições de 2017, 2018 e 2019 do concurso Café Qualidade Paraná.

“Vamos mostrar os processos de colheita e de pós-colheita, e ofereceremos hospedagem para ter essa convivência com os visitantes. Claro que eles poderão saborear um café especial oferecido por nós e degustar comidas típicas do sítio”, explica Maristela. Gostando da prova, os turistas poderão adquirir o Café São Luiz em duas versões: torrado e moído ou torrado em grão.

Imagem ilustrativa da imagem Da lavoura à xícara: café vira roteiro de turismo rural no Norte Pioneiro
| Foto: Arquivo pessoal

“Amo contar sobre o nosso trabalho para as pessoas. Se eu não tiver visita, para quem eu vou contar? A gente faz isso com muito amor, então queremos mostrar o que fazemos na nossa propriedade.”

Como a casa da família é grande, não foi possível qualquer adaptação para receber os turistas. “Temos dois quartos disponíveis para oferecer hospedagem na nossa casa.”

Virada de chave

Maristela relembra que fazer parte do projeto Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná foi uma virada de chave para a propriedade da família.

A partir de 2013, ela começou a receber orientações técnicas do IDR, aprendendo técnicas de manejo de pragas e de proteção de solo. Também recebeu orientações de como fazer a colheita da melhor maneira. Tanto conhecimento técnico fez a família começar a produzir café especial.

Café São Luiz, produzido na propriedade, é tricampeão na categoria cereja descascado
Café São Luiz, produzido na propriedade, é tricampeão na categoria cereja descascado | Foto: Arquivo pessoal

“Começamos a plantar café há 19 anos, mas a produção do nosso café especial foi só em 2017. Nesse ano, já fomos premiados com o primeiro lugar no concurso. A partir desse ano, as portas se abriram para a nossa propriedade, ampliou a nossa visibilidade. Começamos a atender cafeterias, exportadora, vendendo o café a um bom preço”, diz.

Hoje, é Maristela quem negocia a venda do café especial junto aos clientes – Valdeir faz a venda do café commodity.

Com a produção do café especial, foi possível aumentar a renda da família. “Produzimos hoje um café de alta qualidade, exportado para fora do Brasil. Conseguimos agregar valor ao produto. A exportadora nos dá assistência técnica de manejo também, tanto na lavoura como na colheita. O turismo agora veio para acrescentar algo que faltava, mostrar como o nosso trabalho é feito.”

Imagem ilustrativa da imagem Da lavoura à xícara: café vira roteiro de turismo rural no Norte Pioneiro
| Foto: Arquivo pessoal

Serviço

Interessados em agendar roteiros turísticos ou em obter mais informações devem entrar em contato com a Amucafé (Associação de Mulheres do Café do Norte Pioneiro), pelos seguintes canais: (43) 98809-3245 (telefone e WhatsApp); Instagram @mulheresdocafenppr; Facebook mulheresdocafedonortepioneirodoparana; ou e-mail [email protected].

Imagem ilustrativa da imagem Da lavoura à xícara: café vira roteiro de turismo rural no Norte Pioneiro
| Foto: Arquivo pessoal

O programa

Iniciado em 2013, o Projeto Mulheres do Café do Norte Pioneiro presta orientação técnica e extensão rural, para melhoria da produção, produtividade e qualidade do café produzido, organizando as mulheres para também incentivar a comercialização da produção.

Ao todo, fazem parte do projeto 250 mulheres cafeicultoras divididas em 12 grupos de 11 municípios: Tomazina, Pinhalão, Carlópolis, Curiuva, Figueira, Ibaiti, Jaboti, Japira, Salto do Itararé, Siqueira Campos e Joaquim Távora.