Certo sobre o potencial da raça, Ney Emerson Gazda está com um plantel de Purunã em formação, com 60 matrizes puras
Certo sobre o potencial da raça, Ney Emerson Gazda está com um plantel de Purunã em formação, com 60 matrizes puras | Foto: Anderson Coelho



Quando a operação Carne Fraca - deflagrada em março do ano passado pela Polícia Federal – começou a gerar prejuízos na propriedade do pecuarista Ney Emerson Gazda, a opção por deixar o gado nelore ficou clara para ele. Neste momento, o produtor, que também é empresário do segmento de importação em Astorga (Norte Central), olhou para o gado Purunã com mais carinho e viu que era hora de apostar numa raça diferenciada.

Numa área de 200 hectares, Gazda possuía mil cabeças de animais Nelore, cruzamento industrial com touro Angus. Quando a operação policial gerou todo o impacto negativo no setor (e até hoje é muito criticado por isso), o pecuarista relata que os bezerros que vendia por R$ 1,5 mil despencaram para R$ 1 mil. Era momento de mudar a estratégia. "Procuramos transformar o perfil da propriedade, trabalhando com animais de maior valor agregado", explica ele.



São oito meses de trabalho até aqui e muita clareza sobre o que vislumbra para o futuro. Atualmente ele está com um plantel de Purunã em formação: são 60 matrizes puras. Ele contratou a equipe do Cescage Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal e vai utilizar suas vacas nelore como "barrigas de aluguel" para produzir o mais puro gado Purunã.

Ele comenta que a opção pela raça é justamente por ela ter sido desenvolvida no Paraná, de fácil adaptação ao Estado, inclusive climática. "Trabalhei com outras raças europeias, mas pelo fato do Norte do Paraná ser muito quente, não se adaptaram, principalmente o Angus e o Red Angus, que não conseguiam cobrir as vacas com eficiência devido ao forte calor", relembra.

Em relação ao manejo, o pecuarista até aqui relata que se trata de um gado dócil e de lida fácil. "Pelo fato das vacas serem dóceis e possuir bastante leite, os animais se desenvolvem rápido. A desmama de um bezerro macho acontece em sete meses e em torno de 280 quilos."

A expectativa de Gazda é que no prazo de cinco anos ele atinja 500 matrizes puras e sua ideia é comercializar um gado puro, "de genética". "Estamos acreditando bastante na raça, até para buscar um valor agregado maior nos bezerros que nascerem futuramente. Minha ideia foi sair dessa guerra de mercado (do nelore), trabalhando com um gado puro e de melhor preço."

Por fim, ele comenta que a equipe do Iapar está sendo bem parceira nesse processo de adaptação na propriedade, com uma assessoria técnica importante. "Estamos confiantes e acreditamos que será uma raça que possa despontar no mercado. Quem entrar primeiro com o Purunã estará na frente dos concorrentes." (V.L.)