A 4 Feira Estadual do Charolês, que começa na próxima quarta-feira, dia 5, em Apucarana, no Norte do Paraná, reunirá animais de criadores de todo o Estado, além de pecuaristas de Minas Gerais. Este ano criadores gaúchos e catarinenses não participarão da mostra devido ao corredor sanitário entre os estados. A mostra vai até o dia 8.
Segundo o diretor técnico do Núcleo de Criadores de Charolês do Norte do Paraná, Antônio Sversuti, estão programados julgamentos dos animais e dois leilões. Nos remates haverá oferta de machos e fêmeas puros, rústicos de campo; e animais de cruzamento industrial. O núcleo de criadores está promovendo a feira com apoio da sociedade rural de Apucarana.
Melhoramento e monta Antônio Sversuti considera que os animais ofertados nos dois leilões da mostra do charolês, são ideais para uso no melhoramento dos plantéis e os touros, especialmente, já poderão ser usados na estação de monta deste ano. ''Todos os machos ofertados têm exames andrológicos,'' garante.
O julgamento será realizado no dia 7, às 9 horas, com análise do criador e veterinário Cristiano Justus, de Ponta Grossa. Parte dos animais em julgamento será ofertada nos leilões da feira.
Os leilões estão programados para o dia 8, com início às 14 horas. Primeiro será realizada a venda dos animais cruzados, cerca de 700 cabeças, entre machos e fêmeas. A seguir haverá oferta de touros (45 machos POs, rústicos de campo) e o leilão premium, com venda de fêmeas e machos, num total de 100 animais.
Serviço: Outras informações sobre a 4 Feira Estadual do Charolês poderão ser obtidas no Núcleo de Criadores, pelo telefone: 43-422-3511 ou na Rural Business Leilões, responsável pelos remates do evento, no 43-338-2060.

mockup