Um selo homenageando as vilas e as populações caiçaras brasileiras foi lançado no dia 1º de julho, em Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, pelos Correios.

O selo que homenageia as vilas caiçaras foi lançado pelos Correios em parceria com o Iphan
O selo que homenageia as vilas caiçaras foi lançado pelos Correios em parceria com o Iphan | Foto: Divulgação/Correios

O lançamento aconteceu em paralelo à segunda edição da exposição virtual "Paisagens Caiçaras", composta por 25 trabalhos selecionados em chamada aberta a toda a sociedade. A arte do selo faz parte de um dos trabalhos selecionados na chamada pública.

A emissão é realizada em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), que este ano homenageia o caiçara, habitante do litoral do sudeste e sul do Brasil, notadamente nos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina.

Segundo a assessoria dos Correios, a população caiçara é um "grupo culturalmente diferenciado e que se reconhece como tal, mantendo ainda suas práticas ancestrais no tradicional território que ocupa desde os tempos da colonização. Vivem em áreas verdes e biomas protegidos, verdadeiros santuários de preservação, resultado desta secular relação cultura-natureza".

O fandango é uma das manifestações culturais do grupo e em 2012 foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.