Cooperativa investe na capacitação dos criadores
A união de pequenos e médios produtores sempre foi uma alternativa para potencializar qualquer tipo de produção agropecuária. A Cooperativa Coopercapanna, especializada em carnes nobres, sediada em Rolândia, há setes anos atua nesse mercado. Segundo o presidente da entidade, Ricardo Luca, o problema da cadeia produtiva é que muitos começam na atividade sem a devida orientação técnica, o que leva os produtores a desistirem do negócio por não saber conduzí-lo.
De acordo com Luca, é necessário que os produtores se profissionalizem porque investir em ovinocultura dá retorno. Conforme o presidente da cooperativa, o preço pago aos produtores é de R$ 13,10 o quilo da carne de cordeiro, o que já assegura uma margem de lucro. Com 26 criadores associados, a cooperativa chega a abater até 200 animais por mês. Com a marca Cordeiro Capana, a produção é comercializada em restaurantes e casas de carnes de Londrina.
A maioria dos cooperados, completa Luca, é de pequenos produtores que ainda estão aprendendo sobre a atividade. O presidente destaca que, com o apoio do governo do Estado, houve melhorias na comercialização, uso da marca, inspeção sanitária e ainda na qualidade do transporte. "Também promovemos palestras e cursos aos produtores", completa Luca. (R.M.)





