A Cocamar Cooperativa Agroindustrial tem avançado no segmento de sementes de soja e trigo desde que passou a contar, em 2018, com uma UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) no norte do Paraná. E, entre outras novidades para a safra de verão 2023/24, está sendo uma das primeiras do país a fornecer o insumo aos produtores não mais por quilos, mas pelo número de sementes a serem cultivadas.

Essa medida, conforme explica o gerente comercial de Sementes da cooperativa, Paulo André Câmara, facilita os cálculos dos produtores, que passam a ser mais assertivos nas suas aquisições, eliminando possíveis sobras e gastos desnecessários, o que quase sempre acontece quando eles levam as quantidades em quilos. Agora, as sementes são comercializadas em sacas e bags com, respectivamente, 200 mil e 5 milhões de unidades.

QUANTIDADE CERTA

“Os produtores passam a comprar a quantidade certa”, comenta o gerente, salientando que eles trabalham com um número de sementes por metro linear. Em média, na operação de semeadura, a plantadeira deixa doze sementes por metro linear, o que totaliza 270 mil por hectare.

Outra novidade introduzida nas embalagens de sementes é a rastreabilidade de todo o processo, que pode ser acessada por meio de um QR Code com informações desde os campos de produção até a expedição e detalhes de etapas como o controle de qualidade em laboratório e testes de germinação e vigor.

SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA

Atualmente, 60% de todo o volume de sementes de soja e 100% de trigo demandado pelos cooperados têm como origem a UBS da cooperativa em São Sebastião da Amoreira, município da Região Metropolitana de Londrina. Neste ano, foram mais de 300 mil sacas de sementes de soja e 100 mil de trigo, 70% produzidas por cooperados. Os restantes provêm de várias regiões credenciadas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O gerente comenta ainda que doze dos principais cultivares de soja utilizados pelos cooperados são oriundos da UBS, entre elas a BMX Fibra, a mais semeada por suas características de adaptabilidade e alta produtividade. (Com assessoria de imprensa da Cocamar)