Controle de pragas e doenças deve ser rigoroso
A produção de tomate em estufa com tela dificulta o aparecimento de pragas e algumas doenças disseminadas por insetos. Para aqueles produtores que não têm condições de fazer tais investimentos, o monitoramento no tomateiro é essencial.
Nilson Ladeia Carvalho, engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), lembra que a mosca branca é uma das principais doenças que afetam as lavouras de tomate no Paraná. Ele explica que a mosca branca transmite uma virose chamada de Geminivírus. Quando infectado, o tomateiro para de produzir frutos.
O agrônomo completa que as infestações por mosca branca aumentam principalmente depois da colheita da soja, já que os insetos estão muito presentes nesta cultura. Quando não há mais soja, a praga migra para outras culturas. Para verificar o índice de infestação, Carvalho indica fazer armadilhas com cola para avaliar se há a necessidade ou não de uma intervenção química. "Já existem alguns produtos recomendados", acrescenta o especialista.
Contudo, frisa ele, as entidades de pesquisas já criaram variedades resistentes à virose. A doença tem a capacidade de destruir 100% de uma lavoura de tomate. A traça do tomateiro é outro inseto que causa grandes prejuízos para os produtores. O agrônomo do Emater explica que o animal faz furos tanto na folha, quanto no fruto. Para saber se um talhão tem a presença do inseto, Carvalho recomenda o uso de uma armadilha luminosa. Com ela, o produtor saberá se deverá ou não fazer qualquer tipo de intervenção.
Se o produtor perceber uma alta população do inseto, Carvalho recomenda o uso de inseticidas biológicos com o objetivo de também eliminar os ovos das traças. A broca grande e a broca pequena são larvas de mariposa que se alimentam dos frutos por dentro para se desenvolverem. O agrônomo do Emater comenta que, quando o produtor percebe visualmente a presença dela, todo o fruto já foi consumido por dentro.
Para identificar uma infestação antes que ela cause grandes estragos, Carvalho também recomenda o uso da armadilha luminosa. Se for constatada a infestação, a solução é o uso de inseticidas biológicos. "A adoção de uma tela também pode ser uma solução", destaca. Carvalho pede que o produtor não faça qualquer tipo de aplicação sem uma análise de infestação, por isso as armadilhas são essenciais no cultivo do tomate.
DOENÇAS
A murcha bacteriana (murchadeira) é uma das principais doenças que afetam o tomateiro. Carvalho explica que essa moléstia é causada por uma bactéria de solo que murcha totalmente a planta. Mas o agrônomo do Emater aponta que já há variedades enxertadas resistentes à murcha bacteriana. Carvalho recomenda que antes de plantar, o produtor deve fazer o histórico da área para saber se houve algum tipo de infestação e irrigar só o necessário, já que o excesso de água contribui para o aparecimento da murchadeira. (R.M.)





