Confirmado risco de geadas na zona cafeeira do Paraná
PUBLICAÇÃO
sábado, 06 de julho de 2019
Reportagem local
O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) confirmam o risco de geadas com potencial de causar danos às lavouras paranaenses de café nas madrugadas deste sábado (6) e domingo (7).
A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas.
Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.
Nos dois casos (lavouras novas e viveiros), a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.
Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro, e depois retirada com as mãos.
Mais informações sobre o “Alerta Geada” e técnicas de proteção de cafeeiros podem ser obtidas nos endereços: www.iapar.br, www. simepar.br, pelo telefone (43) 3376-2248 ou pelo endereço de e-mail [email protected].
MAIS:
- Suco de tangerina e selo de qualidade no Vale do Ribeira
- Iapar: preservação dos clones e multiplicação de mudas