Concurso para avaliar a produção
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de fevereiro de 1997
Elvira Fantin Sucursal de Curitiba 
Josoé de CarvalhoPremiaçãoProduzir, pesquisar, difundir tecnologias e escrever sobre milho dará prêmio este ano
Promovido pelo Ministério da Agricultura, o concurso avaliará a produtividade e a qualidade do milho cultivado por no mínimo 500 agricultores em cada Estado. Os primeiros colocados serão premiados com veículos populares zero quilômetro, máquinas agrícolas ou tratores. Os demais poderão ganhar viagens de estudo de 10 dias no Exterior.
As comissões devem ser inscritas na Emater, que está coordenando o concurso no Paraná. O engenheiro agrônomo Rodolfo Steindorf, membro da Comissão Estadual, informa que as prefeituras devem convidar, para participar das comissões municipais, as cooperativas, os sindicatos rurais e outros órgãos ligados ao setor.
A Comissão Estadual tem prazo até o dia 5 de março para encaminhar as inscrições ao Ministério da Agricultura, em Brasília. Os agricultores inscritos terão suas colheitas analisadas para a verificação de produtividade e qualidade do produto.
Pesquisa e difusãoO Concurso de Produtividade e Qualidade do Milho faz parte do Plano Agricultura Real, do Ministério da Agricultura. Dentro da programação estão previstos também concursos de reportagem, de difusão de tecnologia e de pesquisa. O concurso de reportagem está sendo centralizado pelo Ministério, em Brasília, e o prazo para inscrição termina em setembro. O de difusão de tecnologia será coordenado também pela Emater e o de pesquisa pelo Iapar.
Rodolfo Steindorf explica que o prazo para a inscrição ao concurso de difusão de tecnologia é também 20 de fevereiro. Nesta categoria serão premiados trabalhos de extensionistas que contribuiram para melhorar a produção dos agricultores assistidos. Os trabalhos de pesquisa devem ser inscritos até 30 de abril, no pólo regional do Iapar em Curitiba. Cada Estado deverá participar com um número mínimo de 30 trabalhos. Devem ser trabalhos de pesquisadores de instituições públicas ou privadas e já publicados nos últimos dois anos.
Incentivo à safrinha
no Norte do Paraná


