Compra e venda antecipadas fazem a diferença em 2002
O planejamento das compras e a estratégia nas vendas reforçam os bons momentos da soja este ano, beneficiada pelo câmbio e por um cenário favorável na demanda internacional.
Os insumos, todos - calcário, herbicidas, fertilizantes, sementes e defensivos - Alzira Kiyoe Hiyashi, e os sócios compraram no final do ano passado e no início deste ano, aproveitando momentos de oportunidade nos preços e nos prazos. Além das vantagens de escapar da inconveniência do frete de última hora, os sócios ainda conseguiram fugir da explosão do dólar durante a crise econômica acentuada em julho.
Para o sucesso de muitas decisões do agricultor é importante trabalhar com uma cooperativa. Alzira que é associada à Cooperativa Integrada, defende que o agricultor tem que interagir com instituições como as cooperativas. Ela também aponta vantagens do Sicredi, enquanto agente de crédito, para a agricultura e para o comércio.
Venda da soja -- Com relação às vendas da soja, a medida inteligente, este ano, foi a venda antecipada, aproveitando o pico das últimas semanas, em que as cotações encostaram nas médias históricas mais altas dos últimos 15 anos.
Cerca de 20% da safra 2002/03, a ser plantada em outubro/novembro, já está com vendas fechadas - preços fixados em torno de US$ 10,00/saca - para entrega e recebimento entre março e abril do próximo ano.
Em média, a antecipação das vendas de soja pode girar em torno de 30%. O restante deve ser negociado gradualmente ao longo da colheita.
Mas, dependendo da leitura e da interpretação sobre a tendência do mercado, o agricultor pode simplesmente segurar o produto. Não é o caso deste ano, pelo jeito, em que os preços, neste momento, estão bons.
Às vezes, o mercado sugere a retenção da mercadoria. Alzira, que este ano fez vendas antecipadas (da próxima safra), ainda tem estoque remanescente da safra anterior.
Segundo corretores e analistas de mercado, isto é um privilégio, um prêmio do mercado para quem conduziu bem os negócios e tem cacife para segurar o produto.
Temerosos com relação aos rumos da economia após eleições, muitos agricultores relutam em vender a soja, apesar dos preços tentadores. Alzira acha plausível essa atitude, na medida em que os agricultores temem pelo futuro do seu capital, preferindo buscar abrigo num produto de fácil liquidez por ser ancorado numa moeda forte. Alguns analistas, porém, acham que a perda da oportunidade de negociar no melhor momento, é um risco que parece evidente.





