Com novidades, Prêmio Queijos do Paraná lança 2ª edição
Expectativa é unir mais de 600 produtos inscritos, superando edição anterior, que teve 450 participantes
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Expectativa é unir mais de 600 produtos inscritos, superando edição anterior, que teve 450 participantes
Reportagem local
A segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná foi lançada na última quarta-feira (18) em cerimônia no Mercado Municipal de Curitiba, com a presença do vice-governador Darci Piana. A expectativa é de que haja mais de 600 produtos inscritos, superando a edição anterior, que teve 450 participantes. As inscrições serão abertas em 1º de dezembro de 2024, e a premiação acontece em 30 de maio de 2025. O objetivo é divulgar e valorizar os derivados lácteos produzidos no Estado.
No lançamento, o comitê gestor do prêmio, formado pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Sebrae-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar – Emater (IDR-Paraná), Sindileite-PR e Sistema Fecomércio-PR, com apoio de 37 entidades, apresentou o regulamento e as etapas do concurso.
O prêmio terá 21 categorias, de acordo com o leite utilizado (vaca, cabra ou búfala) e as características do queijo. Para participar, os produtores ou as agroindústrias precisam estar regularizados, com certificado de inspeção municipal, estadual ou federal.
“Quando se une a iniciativa privada e o governo, não tem como errar. O exemplo está aí: essa pujança, esse investimento e essa liderança que a gente tem no Paraná", disse o vice-governador Darci Piana no evento. "Precisamos, evidentemente, dar continuidade ao trabalho que foi feito na primeira edição, para que seja possível chegar, cada vez mais, aos demais estados e até a outros países”.
Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, o prêmio reconhece a qualidade do agro do Estado e a força das parcerias. “Neste momento estamos dando um salto, fruto de muito trabalho. O Paraná não é o principal estado do agro de graça, é pela capacidade que demonstrou de fazer isso em união com as entidades do setor”, disse.
Os produtos inscritos serão avaliados por um júri especializado e de acordo com critérios técnicos. Além das 21 categorias, o Prêmio Queijos do Paraná traz como novidade desta edição o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza.
LIVRO
No evento, também foi lançado o livro da primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná. A publicação traz um perfil dos 88 produtores medalhistas, com as características básicas dos queijos premiados e os contatos dos ganhadores. O material serve como um guia de produtores e de derivados lácteos do Estado.