Cocamar tenta vender seda à Índia
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de janeiro de 2004
Reportagem Local 
Única cooperativa do Brasil convidada para compor a missão empresarial à Índia, a Cocamar será representada na viagem, programada para o período de 25 a 26 deste mês, pelo vice-presidente José Fernandes Jardim Júnior.
A informação é da assessoria de imprensa da Cocamar. A missão acompanhará a visita oficial do presidente Lula àquele país e a programação envolve uma rodada de reuniões com diversos setores nas cidades de Mumbai (ex-Bombaim) e Nova Delhi. No dia 27, o grupo se deslocará até o Sri-Lanka. O embarque de Fernandes está programado este sábado.
O convite para a Cocamar foi feito três semanas atrás, através do Ministério das Relações Exteriores. A cooperativa tem interesse em encontrar, na Índia, compradores para os fios de seda que produz e que atualmente são enviados, em sua maior parte, para os mercados europeu e japonês.
O segmento seda responde por 2% do faturamento da Cocamar, que foi de R$ 1 bilhão em 2003 e, há anos, vem passando por dificuldades de mercado, afetado pela forte concorrência chinesa, país que lidera, com larga diferença, a produção mundial de seda.
Em Maringá, a fiação de seda da cooperativa, que emprega 352 funcionários, produz fios e meadas. Para 2004, essa indústria deverá ser equipada com uma unidade que possibilitará ao mercado adquirir os fios em um estágio mais avançado, já retorcidos.
Essa fiação, que absorve a produção de 800 sericicultores, processou cerca de 1 mil toneladas de casulos no período 2002/03 é a única do País com certificado internacional de qualidade ISO 9001:2000, conquistado em outubro do ano passado.
Show de Verão - A quarta edição do Show Tecnológico de Verão será em Umuarama, de 17 a 19 de fevereiro, no campus da UEM. Será apresentada uma síntese das novidades em tecnologia para o programa de integração agricultura-pecuária em solos de arenito. Promovido pela Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Umuarama (Areau), Prefeitura Municipal, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), com o apoio da Cocamar, o evento é considerado o mais importante do gênero dirigido aos solos do Noroeste. Devem participar mais de 10 empresas, com estandes e áreas demonstrativas. A Cocamar terá estande onde receberá cooperados para rápidas palestras.


