A Cocamar Cooperativa Agroindustrial de Maringá começa os primeiros embarques de laranja in natura para o mercado europeu. A quantidade ainda é pequena – cerca de 300 toneladas – e está em fase de teste, mas a expectativa é ampliar o mercado gradativamente, já que nos próximos quatro anos a produção dos pomares regionais atingirá 7 milhões de caixas, o dobro da atual.
  Para atender às exigências do mercado europeu, que desde o ano passado só aceita frutas com selo de origem comprovada, a Cocamar está implantando o processo de rastreabilidade dos laranjais. A partir de agora, a produção de laranja, seja para suco ou consumo in natura, obedecerá a parâmetros técnicos pré-estabelecidos pela Produção Integrada de Citros (PIC).
  Uma das ações nesse sentido é a adoção da caderneta de campo, onde o produtor anotará todas as informações referentes ao cultivo de cada talhão de pomar. Na prática, a caderneta é uma espécie de ‘‘diário do pomar’’, com datas e todos os tipos de adubos e defensivos utilizados no manejo e tratos culturais.
  Seguir o conjunto de normas da PIC permite que o produtor utilize um selo de qualidade para o seu produto. Esse selo de qualidade garante a rastreabilidade do sistema de produção, facilitando a exportação, o comércio nacional, e uma maior aceitação desses frutos por parte do consumidor.

mockup