Conforme o Projeto Trigo Pensa, o crescimento da triticultura beneficia outros segmentos da produção. O trigo ainda ajuda a reduzir o custo das culturas de verão, no caso a soja. O trigo usa a mesma área das lavouras de verão, podendo melhorar sua escala de uso, não só da terra como da mão-de-obra e maquinário na fazenda, como também estruturas de estocagem e comercialização (armazéns e infra-estrutura de cooperativas). Funciona também como cultura para a necessária rotação na produção, contribuindo para as condições do solo.
Em termos de transporte, o trigo é importante para o melhor uso dos fretes de retorno de muitos insumos que serão usados na safra de verão e que precisam ir para as fazendas.
Em geração de impostos e empregos, é interessante ressaltar que o trigo entra justamente numa época onde os empregos estão disponíveis e contribuindo para maior recolhimento de impostos.
O Brasil pode produzir praticamente todos os tipos de trigo e em regiões diferentes, reduzindo riscos da concentração regional e ampliando os benefícios para outras regiões.
Consumo mundial - No ano 2020 o consumo mundial de trigo deve ficar em torno de 1 bilhão de toneladas. Para isso, a partir de um rendimento de 2,5 t/ha, serão necessários aumentos constantes no rendimento da ordem de 2,5% ao ano até alcançar 4,5 t/ha em 2020. O ganho genético atribuído às novas cultivares tem sido de cerca de 1% ao ano. O projeto Trigo Pensa foi elaborado por Marcos Fava Neves, Ricardo Messias Rossi e Luciano Thomé e Castro.

mockup