Máximo Ghirello (*)

Hoje vamos falar sobre a Cebolinha Francesa que atua no meridiano do pulmão e intestino grosso. Erva de aroma picante.

Nome cientifico: Allium Shoenosprasum

Nome popular: Cebolinha Francesa

Família: Liliáceas

Habitat - O clima deve ser temperado e quente com um pouco de sombra.

Característica (aspecto agronômico) - A Cebolinha Francesa é perene, com várias alturas e diâmetros e tida como uma das mais aromáticas do gênero allium, que inclui todos os tipos de alho e cebola.
As folhas parecem um capim fino e são ocas. Suas flores são lilás e exaurem a planta que muitas vezes morre.

História (origem) - Sua origem é a china, mas já no século XVI era facilmente encontrada nos jardins de ervas da Inglaterra. Foram os ingleses que a trouxeram para o Novo Mundo. Seus poderes são os mesmos do alho e da cebola.

Composição química -

cálcio ferro
enxofre vitamina A
iodo vitamina B1
silício vitamina B2
sódio vitamina C

Propriedades terapêuticas - Indicado para afecções pulmonares, bronquites, asma, gripe, tosse, rouquidão, hipertensão e também possui ação bactericida. Possui um efeito antitóxico não permitindo a formação de toxinas no intestino, além de eliminar as espécies patogênicas sem afetar a flora normal.

É um estimulante do organismo.

Modo de usar - Para gripe, tosse, bronquite, catarros - tomar o chá das folhas, três xícaras de chá ao dia durante 10 dias. Previne o organismo de doenças invasoras vírus e bactérias. Recomendamos o uso da cebolinha francesa na culinária. Partes verdes (folhas) como tempero comum.
Patês, molhos, omeletes, queijos e manteiga temperada.
Conhecida pelos chefs de cozinha como ''ciboulette'', trata-se de uma planta requintada e mais delicada que a cebolinha verde. Produz mais flores, o que chama a atenção.

Ervas de corte - As folhas finas são ocas não podendo ser acondicionadas em vasos com água na cozinha. Apodrecem rapidamente.
Devemos armazenar em potes de vidros no refrigerador como foi indicado com as flores de capuchinha. Parte da planta empregada: folhas

Cultivo -- Reproduz-se por meio de touceira e sementes.
Prefere local com pouca incidência solar. Solo arejado e úmido.
No canteiro usamos terra de boa qualidade, húmus, esterco e areia grossa em partes iguais. Multiplica-se facilmente desbastando-se a touceira.
Para cada m2 colocar 15 mudas.

O autor é especialista em plantas medicinais e idealizador do Herbarium Maximiliano (Campinas/SP).
Tel: (019) 3258-4741- 910-32202
E-mail - [email protected]

mockup