Cavalos Lusitanos mostram beleza na ExpoLondrina
Atividade lotou as arquibancadas da Pista Central; apresentações continuam neste sábado e domingo, às 18 horas
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de abril de 2023
Atividade lotou as arquibancadas da Pista Central; apresentações continuam neste sábado e domingo, às 18 horas
Reportagem local
Das atividades equestres mais bonitas da 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, ExpoLondrina 2023, a apresentação dos Cavalos Lusitanos lotou as arquibancadas e atraiu olhares curiosos no final da tarde desta sexta-feira (7). Quem não conseguiu assistir ao espetáculo tem a chance ainda neste sábado e domingo, sempre às 18 horas, na Pista Central do Parque Ney Braga, em Londrina.
Durante pouco mais de uma hora, sete cavalos Puro Sangue Lusitano (PSL), conduzidos por amazonas e cavaleiros da Escola de Arte Equestre de Piraquara, mostraram uma performance que transforma técnica em arte. O espetáculo com os animais é inspirado diretamente nos movimentos que o cavalo deve cumprir em combate. Foram apresentados cinco números diferentes: volteio, rédeas longas, dia de feira, passo a dois e carrossel.
O objetivo principal da apresentação, que é tradicional na ExpoLondrina, é divulgar a beleza da raça do Cavalo Lusitano, segundo o instrutor da Escola de Arte Equestre, Evandro de Jesus Sizério, que está há mais de 20 anos na profissão.
“Estamos apresentando um pouco da equitação portuguesa. Dentro dessa apresentação a gente mostra a harmonia entre cavalo e cavaleiro e a importância e beleza da equitação”, enfatiza.
O Brasil é um dos maiores criadores do Puro Sangue Lusitano, que tem origem em Portugal, com um plantel em torno de 12 mil cavalos. “Tem muito mercado, é um cavalo de sela muito versátil para várias modalidades diferentes. A característica principal é a docilidade e aptidão de aprender as coisas, além de ser um cavalo de andamento ágil, elevado, projetando-se para frente, suave e de grande comodidade para o cavaleiro”, diz.
Nas grades da Pista Central, a garota Mali Vivan Cazarin, de apenas 6 anos, estava atenta a todos os passos dos animais durante a apresentação. “Eu amo cavalo. Faço hipismo desde quando tinha três anos”, disse com grande desenvoltura. Ao lado da mãe, Mali contou que quando crescer vai querer se apresentar. “Eu já sei saltar bem alto e correr”, afirmou a garota, informando que quando os cavalos querem morder alguém, eles abaixam as orelhas.
Na arquibancada, Patrícia Dias Janani de Rezende estava atenta e disse que “adorou”. “É a primeira vez que vejo esta apresentação dos cavalos lusitanos. São lindos”, exclamou ela, acrescentando que fez hipismo clássico quando adolescente. “Participei de algumas apresentações e ganhei algumas medalhas”, comentou Patrícia. O marido dela, Marcelo Rezende, confirmou que Patrícia tem diversos troféus e medalhas de competições guardados em casa.
O casal Andressa Jacó da Silva e Vitor Rodrigo de Araújo estava passeando pelo parque e decidiu parar para ver apresentação. “Nunca tinha visto e estou achando bem bonito”, disse ele. Andressa comentou que já havia visto uma vez e acha legal, principalmente por ser uma atividade gratuita e aberta a todos. “É um atrativo a mais para vir na ExpoLondrina”, complementou Andressa.
Veja o que significa cada um dos números apresentados:
Volteio
O volteio é, reconhecidamente, uma das mais belas modalidades equestres, por aliar fundamentos do hipismo clássico, com performances acrobáticas características da ginástica artística.
Rédeas Longas
Pelo ensino, o cavalo torna-se dócil e adquire uma cadência lenta que permite ser conduzido por um homem a pé.
Dia de Feira
Tradição Ibérica onde os cavaleiros levam suas damas às festas na garupa de seus cavalos, exibindo arreios e vestimentas tradicionais. A dama à garupa saúda os populares enquanto o cavaleiro desfila pelas ruas.
Passo-a-Dois
Sincronismo entre um par de cavaleiros e amazonas, com andamentos clássicos e de Ares Altos.
Carrossel
Apresentação em equitação clássica de picadeiro, onde um conjunto de 6 cavaleiros e amazonas executam figuras de precisão, sincronismo e harmonia em graciosos movimentos que lembram o balé.
As apresentações do Cavalo Lusitano continuam neste sábado e domingo, às 18 horas, na Pista Central.
A ExpoLondrina, realizada pela Sociedade Rural do Paraná, prossegue até o dia 16 de abril no Parque de Exposições Governador Ney Braga
Para mais informações e notícias sobre a ExpoLondrina, acesse também o site www.expolondrina.com.br