Castrolanda investe no melhoramento genético
A cooperativa Castrolanda não é reconhecida especificamente pela sua produção de leite e grãos. Hoje, a organização investe pesado em ovinocultura, endossa Tarcísio Nicolau Bartmeyer, coordenador do segmento de ovinos da cooperativa. Para fomentar a qualidade da produção, a Castrolanda firmou parcerias com o Emater e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) para estruturar o seu processo produtivo.
Ele conta que a cooperativa ainda não recebeu o apoio do Programa de Fomento da Agricultura do Paraná, mas que a Castrolanda já começou a trabalhar para estruturar a sua cadeia produtiva. "A Secretaria da Agricultura tem nos apoiado nesse processo, já que o governo está fazendo o que pode", destaca o coordenador.
Bartmeyer enaltece que a meta atual da cooperativa é estabilizar o processo de produção. Segundo ele, atingir um determinado volume não é o objetivo, mas sim o equilíbrio do processo produtivo. Para garantir animais de melhor rendimento na busca de um sistema ideal entre oferta e demanda, a Castrolanda está selecionando animais em busca de uma melhor genética. (R.M.)





