Caraguat(Bromelia antiacantha)
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 31 de agosto de 2001
Cristina Côrtes<BR>De Londrina
Originária da América Tropical, no Brasil esta planta é encontrada nos Estados da Bahia, Cerá, Paraná e Rio de Janeiro. Também conhecida com o nome de gravatá ou croatá. Seus frutos e suas folhas são utilizados para combater tosses, aftas e feridas da mucosa da boca.
Características e cultivo A planta é uma herbácea quase sem caule. As folhas são fibrossas, duras, dispostas em amplas rosetas de cor verde, sendo vermelha na base e as extremidades avermelhadas. Os frutos são bagas amarelas, ovalados e com muitas sementes. São comestíveis, mas o sabor não é bom.
Reproduz-de por estolões (filhotes) que aparecem na base da planta, rente ao solo. Uma vez produzido o fruto, o vegetal morre. Cresce espontaneamente nos campos e cerrados, não sendo exigente quanto ao solo e clima. As folhas podem ser colhidas após a retirada dos frutos maduros.
Indicações Para tosse, corte o fruto em 4 fatias e coloque em 1 xícara (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Amasse bem em um pilão, coe e adicione 2 xícaras de açúcar cristal. Retorne ao fogo, até dissolver bem todo o açúcar. Pode acrescentar algumas sementes de erva-doce ou casca de canela. Tome 1 colher (sopa) 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças, dar somente metade da dose.
Para afecções da mucosa da boca, como aftas e feridas, coloque 1 colher (sopa) de folhas fatiadas em 1 xícara (chá) de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar, coe e adicione 3 gotas de própolis. Faça bochechos, 3 vezes ao dia.
Fontes ''Plantas que curam'', de Sylvio Panizza;
''Plantas medicinais'', publicação do Grupos Entre Folhas da Universidade Federal de Viçosa (MG), com divulgação através do CD-room ''Plantas Medicinais'', produzido pela Agromídia Software Empresa de Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Viçosa (MG).
Outras informações e sugestões pelo telefone (operadora) 43-374-2118, com Cristina Côrtes; pelo fax 43-339-1412 ou e-mail [email protected]